O cineasta britânico Alan Parker morreu na manhã desta sexta-feira (31), aos 76 anos. A informação foi confirmada pelo British Film Institute, que afirmou que Parker lutava há anos com uma doença não especificada.
Nascido em Londres, na Inglaterra, o cineasta iniciou a carreira como redator publicitário e migrou para a área cinematográfica na década de 1970. Diretor de obras marcantes como Mississippi em Chamas, de 1988, e O Expresso da Meia-Noite, de 1978, Parker também trabalhou como roteirista e foi indicado duas vezes ao Oscar pela direção desses dois longas.
O britânico também ficou conhecido por seu trabalho à frente de filmes musicais, como Evita, que Madonna estrelou em 1996, Fama, de 1980, e o icônico Pink Floyd - The Wall, de 1982.
Ao longo da carreira, ele foi indicado a vários prêmios do Oscar, Globo de Ouro e Bafta. Seu último filme com diretor foi A Vida de David Gale, estrelado por Kevin Spacey e Kate Winslet, de 2003.
Em 2013, ele ganhou uma homenagem na cerimônia da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (Bafta), por sua "contribuição considerável e excepcional ao cinema"