Uma nova rodada de exibições marca a segunda semana de operação em Porto Alegre do Cine Drive-in, estrutura instalada no estacionamento da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS) — Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1.505, próximo à orla do Guaíba. As sessões duplas seguem até domingo com filmes de diferentes gêneros, épocas e procedências. Ingressos por automóvel entre R$ 40 e R$ 80, à venda no site uhuu.com.
Dois filmes que fidelizaram empolgados admiradores serão projetados na quarta-feira. Drive (2011), às 19h, valeu a Nicolas Winding Refn o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes e consolidou à ascensão de Ryan Gosling como um dos grandes atores de sua geração. O roteiro bem engendrado, a fotografia em tons néon e a envolvente trilha sonora com timbres eletrônicos oitentistas embalam a jornada de um introspectivo ás do volante que trabalha como dublê de cinema durante o dia e piloto de bandidos em fuga no turno da noite. Mas ao se envolver com uma jovem vizinha, mulher de um marginal, ele acaba acelerando rumo a uma espiral de crescente violência
Na segunda sessão, às 22h, um aclamado filme de culto, Cidade dos Sonhos (2001) com o qual David Lynch levou o troféu de melhor diretor em Cannes. Lynch está há muitos anos sem apresentar um novo longa — seu último foi Império dos Sonhos, de 2006 —, mas aplacou a carência de seus fãs recentemente ao realizar, em 2017, uma terceira temporada de sua célebre série de TV Twin Peaks (1990-1991).
Cidade dos Sonhos tem como título original Mulholland Dr., a icônica estrada da região de Los Angeles que corta Hollywood e, no filme, é o caminho para o enigmático e instigante labirinto narrativo arquitetado pelo diretor. Para quem não viu, não é um filme para "entender", mas para "sentir", e essa experiência sensorial é por demais prazerosa. O ponto de partida é prosaico.
Ao vencer um concurso em sua cidade, jovem aspirante a atriz (Naomi Watts) vai tentar a sorte em Hollywood, onde fica hospedada no apartamento de uma tia que viajou. E justo ali vai parar uma mulher (Laura Elena Harring) que perdeu a memória após um acidente provocado por gângsteres que a perseguiam. Eles se tornam afetivamente íntimas e cúmplices na dupla missão: a loira quer estrelar um filme, a morena deseja saber quem é.
De abordagem corrosiva sobre as engrenagens da indústria cinematográfica à densa imersão por postulados psicanalíticos em torno de identidade e memória, Cidade dos Sonhos abre-se a múltiplas camadas de absorção diante do espectador.
Até domingo (veja abaixo) serão exibidos, entre outros títulos, Vicky Cristina Barcelona (2008), de Woody Allen, A Pele que Habito (2011), de Pedro Almodóvar (2011), O Lobo de Wall Street (2014), de Martin Scorsese, e dois longas do brasileiro Kleber Mendonça Filho, Aquarius (2016) e Bacurau (2019), codirigido com Juliano Dornelles, este em sessão conjunta de reprise ao lado do clássico A Primeira Noite de Um Homem (1967), de Mike Nichols.
O espaço conta com segurança de higienização e distanciamento entre os veículos, e a equipe de atendimento faz uso de equipamentos de proteção. As sessões serão canceladas apenas em caso de chuva e ventos fortes.
Programação
Quarta-feira (17/6)
- 19h - Drive (2011)
- 22h - Cidade dos Sonhos (2001)
Quinta-feira (18/6)
- 19h - Vicky Cristina Barcelona (2008)
Sexta-feira (19/6)
- 19h – Sem Limites (2011)
- 22h - Aquarius (2016)
Sábado (20/6)
- 18h- Os Normais - O Filme (2003)
- 21h - O Lobo de Wall Street (2014)
Domingo (21/6)
- 18h - A Primeira Noite de um Homem (1967)
- 21h - Bacurau (2019)
Dicas úteis
- Não saia do carro. Dentro dele, não é preciso utilizar máscara, desde que os outros bancos sejam ocupados por pessoas do convívio no isolamento.
- Ao tocar em qualquer superfície externa, fazer a higienização com álcool gel.
- Evitar aglomeração na hora de ir ao banheiro.
- Após utilizar o vaso sanitário, lavar bem as mãos.
- Não levar as mãos aos olhos e à boca.
- O evento possui serviço de venda de bebidas e alimentos com entrega no carro, sem que o espectador precise sair do veículo para a compra.