Lenda do cinema francês, o ator Michel Piccoli, famoso por seus papeis em filmes clássicos como O Desprezo (1963), de Jean-Luc Godard, e A Bela da Tarde (1967), de Luis Buñuel, morreu no dia 12 de maio, aos 94 anos, anunciou sua família nesta segunda-feira.
"Michel Piccoli faleceu em 12 de maio nos braços de sua esposa Ludivine e de seus filhos Inord e Missia, depois de sofrer um acidente vascular cerebral", diz um comunicado divulgado à agencia de notícias AFP por Gilles Jacob, amigo do ator e ex-presidente do Festival de Cannes.
Com carreira iniciada no fim dos anos 1940, Picolli despontou internacionamente O Desprezo (1963), ao lado de Brigitte Bardot. Trabalhou em mais de 150 longas. Habemus Papam (2011), do italiano Nanni Moretti, foi um de seus últimos e mais elogiados trabalhos. Na trama. o ator vive um cardeal que sofre um ataque de pânico quando é eleito o novo Papa, não se vê à atura da missão e sai a vagar pelas ruas de Roma.
A carreira de Picolli traz trabalhos ao lado de grandes diretores, entre eles Jean Renoir, Alain Resnais, Jacques Demy, Jean Pierre Melville, Agnes Vardà e Alfred Hitchcock.