O ator Woody Harrelson, estrela de filmes como Zumbilândia e da série True Detective, compartilhou em seu perfil no Instagram uma notícia falsa relacionada à pandemia de coronavírus. O artista publicou um texto que apontava que torres de telefonia com tecnologia 5G estariam disseminando a covid-19 pelo mundo.
A afimação seria assinada pelo professor emérito da Universidade do Estado de Washington, Martin Pall, que teve seu nome usado de forma proposital para que ainformação fosse espalhada pelas redes sociais como se fosse verdadeira.
Harrelson, que tem mais de dois milhões de seguidores na rede social, obteve mais de 30 mil interações na postagem antes que ela saísse do ar. Não se sabe se o próprio ator apagou ou se o Instagram restringiu a publicação por conta da fake news.
Pipocando nas redes sociais, a notícia falsa de que a pandemia estaria relacionada com a expansão da tecnologia 5G gerou reflexos na vida real. Na Inglaterra, torres de telefonia foram incendiadas em três cidades diferentes, colocando as autoridades em alerta.
Além do texto, o ator também teria compartilhado um vídeo que dizia mostrar pessoas na China derrubando uma antena móvel 5G, conforme divulgou a BBC. As imagens foram tiradas de contexto para propagar a fake news: de acordo com a imprensa britânica, o vídeo é de agosto de 2019, quando manifestantes em Hong Kong derrubaram um poste de luz em um protesto. A postagem também não está mais disponível no perfil de Woody Harrelson.