Enquanto A Vida Invisível deixou a disputa de Melhor Filme Internacional, o longa brasileiro Democracia em Vertigem entrou na pré-lista de 15 documentários que podem ser indicados ao Oscar 2020. Disponível desde 19 de junho no catálogo da Netflix, a produção concorre com obras como The Great Hack e American Factory. Os cinco indicados finais na categoria serão anunciados em 13 de janeiro.
Da premiada cineasta mineira Petra Costa, 35 anos, o documentário narra os eventos que transformaram o Brasil nos últimos anos, desde o impacto das manifestações de 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018.
Ela ainda imprime sua visão pessoal destes anos à obra, que combina relatos do complexo passado político e industrial de sua família e falas de lideranças antigas e atuais — entre elas, os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva.
Pelo Twitter, Petra Costa comemorou a presença de Democracia em Vertigem na pré-lista de Melhor Documentário do Oscar 2020. "Que honra fazer parte dessa lista. Parabéns a todos que tornaram esse filme possível!!!", escreveu a diretora.
Os 15 pré-indicados a melhor documentário do Oscar 2020:
- “Advocate”
- “American Factory”
- “The Apollo”
- “Apollo 11”
- “Aquarela”
- “The Biggest Little Farm”
- “The Cave”
- “The Edge of Democracy” (Democracia em Vertigem, em português)
- “For Sama”
- “The Great Hack”
- “Honeyland”
- “Knock Down the House”
- “Maiden”
- “Midnight Family”
- “One Child Nation”