Fim do impasse. O Homem-Aranha vai ficar no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Um dos principais personagens dos quadrinhos vai continuar fazendo parte das histórias de Stan Lee contadas e cruzadas no cinema após um acordo fechado entre a Disney, empresa controladora da Marvel e das HQs, e a Sony Pictures, que detém os direitos do personagem nos cinemas.
As duas empresas se envolveram em um impasse no mês de agosto, quando a Sony e a Disney não conseguiram chegar a um acordo sobre a divisão de lucros dos filmes. A novidade foi anunciada pelo chefão da Marvel, Kevin Feige, nesta sexta-feira (27).
— Estou muito feliz que a jornada do Aranha no MCU vai continuar, e todos nós na Marvel estamos superempolgados. Homem-Aranha é um ícone poderoso e um herói cuja história atravessa gerações e públicos de todo o mundo. Ele também surge como o único herói com o superpoder de cruzar universos cinematográficos, então, desde que a Sony continue a desenvolver seus próprios filmes do Aranhaverso, nunca saberemos que surpresas o futuro pode reservar — disse, em comunicado para a imprensa.
A antiga editora de quadrinhos e agora integrante da Disney queria que a arrecadação dos ingressos vendidos no cinema fosse dividida pela metade. Até então, a Marvel recebia 5% da bilheteria e o faturamento em merchandising. Na época, a Sony não quis abrir mão dos lucros e optou por retomar o controle criativo do herói, tirando o personagem do MCU e gerando protestos de fãs e de artistas.
Agora, com o acordo definido, a Marvel seguirá com os direitos de merchandising e ficará com 25% da renda, de acordo com o site Variety. Além disso, Sony e Disney serão responsáveis por produzir o terceiro filme do Homem-Aranha, que chega aos cinemas em 16 de julho de 2021. O personagem de Tom Holland também poderá aparecer em novos filmes do MCU, como já aconteceu em Capitão América: Guerra Civil e nos filmes Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato.