No páreo para representar o Brasil no Oscar, A Vida Invisível de Eurídice Gusmão vai ganhar distribuição nos cinemas dos Estados Unidos pela Amazon. O filme de Karim Aïnouz é o primeiro título latino-americano a ter seus direitos comprados pela empresa.
Isso pode aumentar suas chances de entrar na disputa pela estatueta. A Amazon esteve à frente da distribuição de títulos como O Apartamento, que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017, e Guerra Fria, que concorreu a três estatuetas.
Mas o representante brasileiro só será anunciado em 27 de agosto, após deliberação de uma comissão técnica da Academia Brasileira de Cinema. São 12 títulos concorrentes, numa edição particularmente forte: além do filme de Aïnouz, Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, também é um fortíssimo candidato após ter vencido o prêmio do júri em Cannes.
A Vida Invisível é uma adaptação do romance de Martha Batalha e tem produção da RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira. No Festival de Cannes deste ano, a produção foi eleita melhor filme na seção paralela Um Certo Olhar.
Em setembro, ele terá a sua primeira exibição na América do Norte, no Festival de Toronto. No Brasil, o longa estreia em 31 de outubro.