As adaptações de suas animações clássicas em live-action deram à Disney uma série de sucessos de bilheteria nos últimos anos, como Mogli: Entre dois mundos ou os recentes Dumbo e Aladdin. Mas a nova versão de O Rei Leão representa uma aposta ainda maior.
Com um orçamento de 250 milhões de dólares e um impressionante elenco de vozes incluindo Beyoncé, as expectativas são grandes para este filme que volta a contar a história de Simba, um jovem leão que deverá vingar a morte de seu pai para se tornar o rei da savana africana. Em novembro, um trailer da produção foi visto 225 milhões de vezes nas primeiras 24 horas, um número recorde para a Disney.
O filme, que estreia na quinta-feira (18) nos cinemas brasileiros, foi quase inteiramente gerado por computador. No entanto, este O Rei Leão não é um filme de animação 3D convencional.
Segundo seu diretor, Jon Favreau, uma nova técnica foi usada no longa: foi filmado por uma equipe tradicional de técnicos, mas que trabalhou em um mundo virtual em três dimensões.
O processo exigiu que os produtores e atores utilizassem capacetes de realidade virtual para "entrar" em uma savana artificial, como num videogame, para filmar cenas ou apenas olhar versões brutas das aventuras de Simba e seus amigos.
— A equipe colocava seus capacetes, explorava o meio ambiente e podia instalar as câmeras dentro da realidade virtual — contou Favreau a repórteres em uma entrevista coletiva na quarta-feira em Beverly Hills.
Este método encantou JD McCrary, que empresta sua voz ao jovem Simba no início do filme.
— Colocávamos os capacetes e tínhamos uma espécie de controle remoto nas mãos — relatou o ator. "Podíamos ver tudo, as terras do reino, a pedra do rei. Eu vi tudo, foi ótimo".
Para trabalhar em um set de filmagens virtuais, não é necessário nenhum conhecimento específico sobre efeitos visuais. Desta forma, técnicos sem experiência nessa área puderam trabalhar e contribuir com seu conhecimento tradicional neste filme.
Essa imersão na realidade virtual permitiu que técnicos e roteiristas visualizassem o filme durante a filmagem e fizessem ajustes, como de iluminação, diretamente. Em seguida, as imagens geradas foram enviadas para Londres, para a empresa de efeitos visuais MPC, onde foram processadas para a finalização.
Inspirado por documentários
O filme também foi inspirado nos documentários do famoso cineasta britânico David Attenborough, que fez com que a natureza fosse admirada por milhões de pessoas em todo o mundo. Desde o início, o remake procura chamar a atenção do público com impressionantes "cenas" de antílopes e zebras galopando pela savana.
Ao contrário do desenho original, os rostos dos animais nesta nova versão são realistas e não se assemelham aos dos humanos. Para Favreau, é importante que o filme dê "a ilusão de ser um documentário naturalista".
— Vimos (...) todos os documentários de Attenborough na BBC e (vimos como) a emoção poderia ser expressa sem representação humana — explicou.
Outra ruptura com a tradição: os atores que emprestaram suas vozes aos personagens, e que geralmente falam sozinhos em cabines, gravaram juntos no palco, o que lhes permitiu improvisar. Foi assim que a célebre cena em que Simba aprende a filosofia de "Hakuna Matata" foi recriada.
Seth Rogen, a voz do javali Pumba, achou "incrível" que lhe pediram para improvisar "no que é provavelmente o filme mais incrível, tecnologicamente falando".
O remake do sucesso de 1994 segue meticulosamente a história do primeiro filme, e até James Earl Jones retorna como a voz do pai de Simba, Mufasa. As músicas Círculo sem fim e O que eu quero mais é ser rei voltam iguais.
Os compositores Hans Zimmer e Lebo Morake voltaram a trabalhar juntos, e Elton John e o letrista Tim Rice fizeram uma nova música.