A 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa) foi apresentada ontem em evento na Cinemateca Capitólio. Trazendo à Capital filmes de fantasia, horror e animações, o festival deste ano será realizado entre 16 de maio e 2 de junho, com projeções no próprio Capitólio e na Sala Redenção (Campus Central da UFRGS).
– Buscamos maximizar o que já temos entregado para o nosso público – diz João Pedro Fleck, diretor e curador do festival ao lado de Nicolas Tonsho. – O formato de festival que a gente tem já é o ideal, resta fazer pequenas melhorias, trabalhando mais nas atividades formativas, tornando-as mais completas.
Além das mostras e sessões comentadas, o Fantaspoa promove oficinas, exposição e diversão – está prevista uma festa à fantasia na abertura, no Groova, e um baile de máscaras no Cisne Branco, no encerramento –, entre outras atrações. Este ano, são mais de 100 filmes, dos quais mais de 60 são longas-metragens, que representam 25 países. Destes, 34 serão exibidos em première latino-americana e seis em première mundial. Fleck destaca que boa parte da programação será bastante atualizada.
– É uma programação cada vez mais antenada em filmes recentes. Creio que 80% dos longas deste ano são de 2018 ou até 2019. São poucos festivais no Brasil que têm uma programação tão atualizada. O fato de cada vez mais conseguirmos filmes novos acaba destacando o Fantaspoa e inserindo o município na rota dos festivais.
A lenda do cinema, Roger Corman virá ao evento em POA
Entre os homenageados deste ano está o produtor e diretor americano Roger Corman, uma lenda do cinema e mestre dos "filmes B". Corman deu as primeiras oportunidades a realizadores que depois se tornariam gigantes da indústria, como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese e James Cameron, além de ajudar a descobrir atores como Jack Nicholson, Robert De Niro e Dennis Hopper. Em Porto Alegre, Corman participará de sessões comentadas de seus filmes e ministrará uma masterclass. Quem também receberá homenagem é o roteirista Larry Wilson (A Família Adams e Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem), que ministrará masterclasses, e a atriz sueca Christina Lindberg (Thriller: Um Filme Cruel).
A programação completa do Fantaspoa será divulgada nos próximos dias. A seguir, confira alguns destaques previstos na programação.
Deodato Holocaust
Documentário dirigido pelo gaúcho Felipe M. Guerra sobre o mestre do cinema de gênero italiano Ruggero Deodato, que estará presente no Fantaspoa comemorando seus 80 anos.
O Medo de Olhar Para Cima
Dirigido pelo grego Konstantinos Koutsoliotas, o longa é uma coprodução entre Melancholy Star e a Fantaspoa Produções. Conta a história de uma policial que investiga um serial killer inspirado pelo deus do sono. Monstros à espreita e uma necessidade de vingança confundem realidade e pesadelo neste horror cósmico.
Comando Ninja
Longa francês que é uma carta de amor aos filmes de ação dos anos 1980, abusando de monstros invisíveis e personagens másculos com roupas curtas em uma história nonsense.
Laika
Da República Tcheca, é realizado com massinha na técnica stop-motion. A trama dá um novo destino à famosa cachorrinha russa que foi enviada ao espaço.
S he
Animação chinesa realizada a partir de 58 mil fotos, propõe uma crítica à sociedade patriarcal.
O Portal
Longa da Ucrânia sobre uma excêntrica família que vive na zona de exclusão de Chernobyl e que rendeu a Irma Vitovskaya o troféu de melhor atriz na premiação máxima do cinema de seu país.
A Lenda do Gato Chinês
A aventura fantástica sino-japonesa é situada na China medieval e dirigida por Chen Kaige, de Adeus, Minha Concubina, ganhador da Palma de Ouro em Cannes.
A Casa Lobo
Animação chilena em stop-motion que mistura fábulas para contar a trajetória de Maria, uma garota foge de uma seita para guiar sua própria vida.
Assista ao trailer do Fantaspoa 2019: