O lendário produtor e diretor americano Roger Corman, que foi contemplado com um Oscar honorário pela carreira em 2010, virá a Porto Alegre a convite do 15 º Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, que será realizado de 16 de maio e 2 de junho. Considerado uma lenda viva do cinema e mestre dos "filmes B", Corman deu as primeiras oportunidades a realizadores que depois se tornariam gigantes da indústria, como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Peter Bogdanovich e James Cameron. Também ajudou a descobrir atores como Jack Nicholson, Robert De Niro e Dennis Hopper, que devem a ele suas primeiras aparições em tela.
Em Porto Alegre, Corman participará de sessões comentadas de seus filmes e ministrará uma masterclass no Fantaspoa.
"Sempre foi um sonho trazer Roger Corman a Porto Alegre. O cinema não seria o mesmo se ele não tivesse existido. Provavelmente nem o Fantaspoa existiria", comentaram os diretores e curadores do festival, João Fleck e Nicolas Tonsho, ao anunciar a vinda do convidado, na página do festival no Facebook.
Atualmente com 93 anos, Corman tem no currículo de produtor mais de 400 longas-metragens e, como diretor, mais de 50 obras assinadas, entre elas A Pequena Loja dos Horrores (1960) e Corrida da Morte – Ano 2000 (1975). Além disso, foi responsável pela promoção nos Estados Unidos de filmes de diretores como Akira Kurosawa, Federico Fellini e Ingmar Bergman.
O 15 º Fantaspoa contará na programação com 65 longa-metragens. Além de Corman, serão homenageados outros dois ícones do cinema: o roteirista Larry Wilson (A Família Adams, Beetlejuice) e a atriz sueca Christina Lindberg (Thriller: Um Filme Cruel). Assim como Corman, Wilson também ministrará masterclasses durante o festival.
A abertura do festival, em 16 de maio, será marcada por duas premières mundiais: Deodato Holocaust, documentário dirigido por Felipe M. Guerra sobre o mestre italiano Ruggero Deodato (que estará presente na sessão, comemorando seus 80 anos), e The Mongolian Connection, thriller filmado na Mongólia, com direção de Drew Thomas.
Para o encerramento, em 2 de junho, foi anunciada a primeira exibição pública mundial de The Fear of Looking Up, do grego Konstantinos Koutsoliotas.
Confira outros filmes anunciados no site fantaspoa.com.