Se Vingadores: Ultimato teve exibições marcadas pela comoção do público, que ora chorava e ora dava risada com o desfecho dado aos heróis da Marvel, a sessão do filme no único cinema de Montenegro, cidade do interior do Rio Grande do Sul, rendeu suspiros a mais. No domingo (28), um pedido de casamento foi feito pouco antes de iniciar a trama.
Quando o telão do Cine + Arte Tanópolis começou a exibir as imagens, não eram as do filme: um homem vestido de Capitão América circulava de moto por uma cidade. Era o bancário Carlos Eduardo da Silva, 32 anos, que havia encomendado o vídeo para que fosse exibido antes da sessão, de forma a surpreender sua namorada, Jessica Kleinschmitt, 28 anos, juntos há sete anos.
Sentada na poltrona acompanhada de irmãs, pai, mãe, sobrinhos, sogros e até cunhados, Jessica não sabia dos planos. O número de familiares ao seu redor não foi motivo para desconfiança: todos, com exceção do pai, gostam dos filmes da Marvel, e o título que encerra a saga Vingadores criou grande expectativa no mundo. Ela apenas estranhou quando Eduardo foi ao banheiro e, passados 15 minutos, ainda não havia retornado.
Foi aí que as imagens de um Capitão América circulando de Harley-Davidson por uma cidade em tudo parecida com Montenegro colocaram uma pulga atrás da orelha dela. Em instantes, Eduardo surge fantasiado na sala, atravessa as fileiras tomadas por fãs, dirige-se até Jessica e lhe faz um pedido.
— Eu estava muito nervosa, não lembro direito o que ele falou. Mas ele pediu para casar comigo — recorda Jessica, com timidez.
Ao redor dela, a parentada chorava. O convite culminou após sete anos de namoro marcado por diversas sessões de Vingadores e de tantos outros filmes da Marvel. Todos tiveram de se acalmar para poder assistir às três horas da super-produção.
Sem querer frustrar aqueles que ainda não viram ao filme, Jéssica diz o seguinte sobre a resposta dada a Eduardo e sobre o desfecho da trama:
— No fim, os dois Capitão América se deram bem.
A data de casamento ainda não foi agendada, mas Jessica já adiantou que, contrariando sugestão da sogra de aparecer no matrimônio descendo da nave dos Vingadores, a festa não deve ser marcada por ideias mirabolantes.
Preparativos
Fã desde pequeno de super-heróis, Carlos Eduardo conta que os dois já tinham comprado as alianças juntos há oito meses, mas que a amada esperava um pedido "surpreendente" e que fosse envolvesse "algo que gostasse tanto quanto dela".
— Meu pai era da Brigada Militar, sempre tive muito orgulho e acreditei em heróis desde pequeno por causa dele. Além disso, fui do Exército, então sempre tive esse patriotismo meio forte na minha vida e de não faltar com a verdade, que são características bem marcantes do Capitão América — explica.
Para realizar a surpresa, ele contou com a ajuda de dois amigos envolvidos com audiovisual, para pensar nas filmagens e em todo o esquema de edição do clipe final que foi exibido no cinema. As gravações por Montenegro aconteceram três semanas antes do grande dia, com participação especial até do sogro.
Antes do longa-metragem começar a passar, Carlos Eduardo fingiu uma ida ao banheiro para se vestir e pegar o buquê de rosas com as alianças. Ele confessa que sentiu receio de como as outras pessoas reagiriam diante da surpresa - mas depois ele percebeu, no vídeo final, em que até crianças pularam de alegria e aplaudiram a coragem e o pedido de casamento.
— Eu só conseguia olhar para ela, nada mais importava. A Jessica me disse: "Dessa vez você conseguiu mesmo me surpreender" — recorda.
Afinal, o que seria a vida sem alguns heróis e suas reviravoltas, não é mesmo?