Seja para proporcionar nostalgia aos adultos, apresentar uma história consagrada às novas gerações ou ainda para arrecadar alguns trocados (no caso, milhões e milhões de dólares) com uma aposta segura de bilheteria, a Disney vem lançando versões atualizadas de suas animações clássicas no formato live action, ambientando no “mundo real” o que antes era desenho, com elenco interagindo com cenários e figuras digitais hiper-realistas.
Em 2019, a gigante do entretenimento prossegue com seu projeto apresentando três remakes com contornos realísticos: Dumbo, Aladdin e O Rei Leão. Também está previsto para este ano o longa-metragem com cachorros de verdade inspirado em A Dama e o Vagabundo, de 1955. Porém, essa produção deve estrear exclusivamente no Disney+, serviço de streaming da empresa.
Nos anos 1990, a Disney já havia refeito suas animações A Guerra dos Dálmatas (1961) e Mogli – O Menino Lobo (1967). Mas a recriação de animações de sucesso em live action se tornou uma tendência estabelecida em 2010, com Alice no País das Maravilhas. Dirigida por Tim Burton, a adaptação da obra de Lewis Carroll repaginou a animação produzida pelo estúdio em 1951. A partir daí, vieram mais produções com atores interagindo com cenários e personagens virtuais, como Cinderela (2015), outra vez Mogli: O Menino Lobo (2016) e A Bela e a Fera (2017). Até a vilã Malévola, de A Bela Adormecida (1959), ganhou uma versão carne e osso, com Angelina Jolie, em 2014.
Tecnologia turbinou nova tendência da reciclagem
A reciclagem de desenhos clássicos turbinados por CGI (imagens geradas por computador) deve avançar pelos próximos anos. Em 2020, é a vez de Mulan e da sequência de Malévola. Ainda sem data de lançamento confirmada, estão previstas novas versões de A Pequena Sereia, Cruella (vilã de 101 Dálmatas, interpretada por Emma Stone), Pinóquio e Branca de Neve e Os Sete Anões, entre outras.
A Disney sabe que sempre haverá um público ávido para reencontrar uma história familiar com retoques realistas e uma nova geração a ser fisgada pelo sedutor encanto de seu universo fabular.
O QUE VEM ESTE ANO
DUMBO – 28 de março
Com direção de Tim Burton, a nova versão de Dumbo tem no elenco nomes como Colin Farrell, Eva Green, Danny DeVito e Michael Keaton. Na trama, Farrell é Holt Farrier, ex-astro circense que retorna da guerra para o circo em que trabalhava. Ali, fica encarregado de cuidar de um elefantinho recém-nascido, tornado motivo de piada devido a suas orelhas gigantes. Mas logo o filhote mostra que é capaz de uma façanha enorme: voar. Lançado em 1941, Dumbo foi o quarto longa da Disney, realizado com baixo orçamento para recuperar o prejuízo obtido com produções anteriores do estúdio (em especial, o ambicioso Fantasia), e tornou-se um dos filmes mais memoráveis da companhia.
ALADDIN – 23 de maio
O live action de Aladdin reinventa a animação de 1992, por sua vez inspirada em um conto da antologia As Mil e Uma Noites. Com direção de Guy Ritchie, o filme é protagonizado pelo jovem e pobre Aladdin (vivido pelo ator egípcio Mena Massoud), que se apaixona pela princesa Jasmine (Naomi Scott). Para tentar conquistá-la, ele contará com a ajuda de um gênio (Will Smith) desperto de uma lâmpada mágica. Nas primeiras imagens de divulgação, Smith não estava na cor azul, como gênio na animação, o que não agradou os fãs mais puristas. Após o trailer lançado em fevereiro trazer o ator devidamente azulado, o público seguiu dividido na web. Outra controvérsia é o fato de uma atriz britânica viver uma princesa árabe.
O REI LEÃO – 18 de julho
O remake de O Rei Leão é uma das animações mais aguardadas de 2019. Seu trailer, lançado em novembro, teve mais de 224 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas, tornando-se o mais visto em um dia na história da Disney. A nova versão do clássico de 1994, que acompanha as desventuras de um leãozinho para sobreviver à morte do pai e à perseguição do tio vilão, que ambiciona assumir o trono da selva, é toda realizada em CGI, sem atores em cena. Com direção de Jon Favreau (que também fez uma das versões de Mogli), as vozes em inglês são de Donald Glover (Simba), James Earl Jones (Mufasa), John Oliver (Zazu), Seth Rogen (Pumba), Billy Eichner (Timão), Chiwetel Ejiofor (Scar), John Kani (Rafiki) e Beyoncé (Nala).
NA FILA DA PRODUÇÃO
- Mulan
- Malévola 2
- A Pequena Sereia
- Cruella
- Mogli - O Menino Lobo 2
- Pinóquio
- Branca de Neve e Os Sete Anões
- Rose Red (derivado de Branca de Neve e Os Sete Anões)
- Peter Pan
- Sininho