Bastou o símbolo da Warner Bros aparecer na tela para os aplausos começarem. A pré-estreia de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald foi uma verdadeira celebração e recordou os tempos áureos em que a saga Harry Potter levava milhares de fãs aos cinemas para acompanhar as adaptações das obras de J.K. Rowling. Na noite desta terça-feira (13), não foi diferente: a sala de cinema no GNC Praia de Belas, em Porto Alegre, ficou lotada de viciados na série mágica, que vibraram e se divertiram com o segundo filme do prequel.
Durante a exibição, era nítida a sensação de que se tratava de um culto ao bruxo que encanta uma geração de jovens adultos até hoje. Ao aparecer a escola de Hogwarts em uma das cenas, aplausos. Quando Jacob Kowalski (Dan Fogler) - o escudeiro de Newt Scamander (Eddie Redmayne), o protagonista de Animais Fantásticos - faz sua primeira aparição, boas risadas eclodiram no cinema.
Afinal, é exatamente isto que a saga Animais Fantásticos - que terá cinco filmes ao todo - se tornou: uma forma de manter a chama de amor pelo mundo mágico de Harry Potter acesa dentro dos corações de pottermaníacos de todas as idades.
Quando dizemos que todas as faixas etárias marcaram presença para a sessão, não se trata de uma figura de linguagem. Nayra Nery, 61 anos, foi ao cinema vestida como Minerva McGonagall, a professora de Transfiguração na saga mágica. E mais: a família toda é fã do universo.
— Sempre acompanhei a minha filha nos eventos. Não basta ser mãe, tem que participar (risos). Ano passado, em uma dessas ações, me fantasiei de Minerva escondida e surpreendi ela. Desde então, sou a professora McGonagall — brincou Nayra.
Tudo começou com a paixão da filha Chara Nery, 30, que criou gosto pelos livros de J.K. Rowling em 1998, antes mesmo de se tornar adaptação cinematográfica em 2001. Ela veio ao cinema vestida de unicórnio, com a justificativa na ponta da língua:
— Sempre foi uma criatura muito importante no enredo da Rowling, deve ganhar importância em breve na saga de Animais Fantásticos e eu adoro muito — garantiu Chara, que conheceu seu namorado Thiago Motta, 33, graças aos eventos de fãs de Harry Potter - em que ambos participam desde 2003.
Além deles, a família de "bruxos" ficou completa com o sobrinho de Chara, Theo Nery, vestido como um aluno da Sonserina.
O amado de Chara veio para a sessão imitando as vestes de Alvo Dumbledore (interpretado por Jude Law na tela) e combinou sua fantasia com o amigo Joceli Guedes, 30, que preparou o cosplay de Grindelwald, o vilão de Animais Fantásticos.
— Conheci a saga aos 12 anos e assim que vi o trailer, combinei com o Thiago que faríamos a dupla Dumbledore-Grindelwald. A saga é uma realização na minha vida, é de fato participar de um mundo mágico — afirmou Joceli.
História de vida
Um fenômeno perceptível entre os fãs que marcaram presença na pré-estreia é a identificação. A maioria dos presentes tinha a faixa entre 25 e 35 anos, mostrando que a saga Harry Potter é o símbolo de uma geração que cresceu lendo as obras de Rowling e acompanhando as adaptações para o cinema.
O que vale mesmo são os significados que a trama deixa para a vida de cada um. Os amigos Juliana Azevedo, 29, e Renan Vilas, 28, acreditam que a saga traz valores fundamentais para o mundo:
—Acompanho desde 2001 e sou psicóloga. Acho que a representatividade que a série tem e essa relação de fantasia e mundo real foram fundamentais para a minha vida e meu trabalho. Consigo utilizar no dia a dia — explicou Juliana.
No caso de Renan, os livros de Harry Potter viraram objeto de estudo. Estudante de Artes da UFRGS, ele conta que começou a ler as obras somente em 2018, mesmo após o fenômeno já ter diminuído:
— Acho bacana o como queríamos uma Hogwarts em nossas vidas. Ela é o mesmo que as escolas tradicionais, mas tem o lance da magia, que é algo que seria o sonho. Virou um verdadeiro objeto de estudo e serve de comparação para outros modelos educacionais — apontou.
A mãe de Chara, Nayra, a senhora que acompanhou a filha na sessão, conseguiu traduzir o que a saga representa até hoje:
— Eu apenas assisti aos filmes, mas o universo mágico é ver todo esse pessoal como um grupo unido. Eles levam a mensagem de liberdade, lealdade e a importância de uma amizade graças a Harry Potter. É um conjunto de valores inestimável para essa geração.