Em sua primeira edição, Festival Santa Cruz de Cinema consagrou o curta-metragem carioca O Vestido de Myriam quatro vezes, incluindo o prêmio de Melhor Filme. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta sexta-feira (26), no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – mesmo local onde ocorreram as exibições da Mostra Competitiva Brasil nas noites de terça (23) a quinta (25).
Além de Melhor Filme, o curta levou venceu nas seguintes categorias: Direção de Arte (Junior Paixão), Melhor Ator (Tonico Pereira) e Roteiro (Lucas Rossi).
Dirigido por Lucas Rossi, O Vestido de Myriam conta a história de um casal de idosos que vive na zona rural. Ao perder a mulher, o marido se depara com uma nova r delicada realidade.
Realizado em Santa Cruz do Sul desde a última terça (23) e encerrado nesta sexta com a premiação, o festival dedicado aos curtas já tem data marcada para a sua segunda edição: 22 a 25 de outubro de 2019.
A seguir, confira os vencedores do Troféu Tipuana:
- Melhor Filme: O Vestido de Myriam (RJ), de Lucas Rossi
- Melhor Direção: Allan Ribeiro, por O Quebra-Cabeça de Sara (RJ)
- Melhor Direção de Fotografia: Pedro Rocha, por Telentrega (RS)
- Melhor Atriz: Léa Garcia, por Acúmulo (RJ)
- Melhor Ator: Tonico Pereira, por O Vestido de Myriam (RS)
- Melhor Direção de Arte: Junior Paixão, por O Vestido de Myriam (RJ)
- Melhor Roteiro: Lucas Rossi, por O Vestido de Myriam (RJ)
- Melhor Montagem: Thais Fernandes, por Um Corpo Feminino (RS)
- Melhor Trilha Sonora: Ìdòwú Akínrúlí e Gustavo Foppa, por Fè Mye Talè (RS)
- Melhor Desenho de Som: Kiko Ferraz, Christian Vaisz, Ricardo Costa e Thiago Gautério, por Telentrega (RS)
O festival ainda consagrou o Melhor Filme Gaúcho do com o prêmio Locall/APTC. O vencedor na categoria foi Um Corpo Feminino, de Thais Fernandes, que recebeu R$ 7 mil em locação de equipamentos.