Luz, câmera e ação. Após uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, o 46º Festival de Cinema de Gramado foi aberto nesta-sexta (17) com a exibição de O Grande Circo Místico, trabalho mais recente do cineasta Cacá Diegues.
Inspirado em um poema de mesmo título do surrealista brasileiro Jorge de Lima (incluído em seu livro A Túnica Inconsútil, de 1938), O Grande Circo Místico narra as aventuras e tribulações de cinco gerações da mesma família circense, de 1910, fundação do circo, até o presente, momento de decadência da trupe.
— Ver o circo retratado pelas lentes do Cacá Diegues, com um elenco como esse, para mim, é um deleite, um privilégio. A graça é mais rápida do que a dor — declarou o ator Marcos Frota.
O Grande Circo Místico traz um dos elencos mais estrelados de uma produção nesta edição do Festival. Estão no filme Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Antônio Fagundes, Mariana Ximenes, Marcos Frota, Juliano Cazarré e o ator francês Vincent Cassel. A trilha, de Chico Buarque e Edu Lobo, retoma músicas feitas para uma adaptação teatral da mesma obra feita por Naum Alves de Sousa para o Balé Teatro Guaíra, em 1983.
— A minha personagem se chama Margarete, é uma trapezista cheia de mistérios, que vai viver um drama, uma montanha russa de emoções! A história se passa durante 100 anos, tem uma trilha impecável, é um filme deslubrante... enfim, é uma obra do Cacá Diegues, não preciso dizer mais do que isso — sintetizou Ximenes ao explicar sua personagem.
Rodado em 2015, em Portugal, o filme já havia sido exibido fora de competição em Cannes, em maio – na oportunidade, Cacá dedicou o filme a seu amigo e mentor Nelson Pereira dos Santos, morto em abril. A sessão em Gramado, realizada às 18h desta sexta-feira, foi a primeira realizada no país. A previsão de estréia no circuito comercial é 6 de setembro.
Ao ser chamado ao palco para apresentar o filme, acompanhado de alguns integrantes do elenco, como Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer e Mariana Ximenes, Cacá se disse feliz por estar em gramado para apresentar a produção:
— É uma honra participar deste festival tão importante e que resistiu a tantas fases difíceis, mas que segue sendo referência em cinema — no palco do Palácio dos Festivais, Cacá completou — esse foi um filme feito com muito amor, muita dedicação e com muitas dificuldades também, mas nós as atravessamos todos juntos.
O 46º Festival de Cinema de Gramado será realizado até o próximo sábado (25). Na mostra competitiva participam 14 longas: nove nacionais e cinco latino-americanos.