O 46º Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira (17). Confira abaixo os destaques da edição deste ano e a programação para o dia de abertura do evento.
Destaques da competição nacional
O Avental Rosa (RS), de Jayme Monjardim
— Filmado em Porto Alegre, conta a história de Alice (Cyria Coentro), mulher solitária que trabalha como cuidadora voluntária de pacientes terminais, missão que coloca acima de seus problemas e aspirações.
10 Segundos Para Vencer (RJ), de José Alvarenga Jr.
— Cinebiografia do brasileiro bicampeão mundial de boxe Eder Jofre (Daniel de Oliveira). O recorte cronológico acompanha o chamado Galinho de Ouro da infância às conquistas de títulos históricos em 1960 (peso galo) e 1973 (peso pena).
O Banquete (SP), de Daniela Thomas
— Ao longo de um jantar, personagens discutem episódios públicos e privados tensionados por um fato político de impacto: o impeachment de um presidente. Entre eles, estão o editor de um influente jornal, uma diva do teatro, um advogado, uma crítica teatral, um colunista social e uma jovem atriz. Drica Moraes, Caco Ciocler e Chay Suede estão no elenco.
Benzinho (RJ), de Gustavo Pizzi
— Adriana Esteves, Cesar Troncoso, Karine Teles, Otávio Müller e Mateus Solano estrelam a história da família que batalha para sustentar quatro filhos. O mais velho deles recebe um convite para viver na Alemanha, o que desencadeia uma crise doméstica.
Ferrugem (PR), de Aly Muritiba
— Teve estreia mundial no Festival de Sundance 2018. Conta a história de Tati (Tiffanny Dopke), adolescente que compartilha sua vida nas redes sociais. Seu drama começa quando algo que desejava manter privado cai no grupo de whats da escola.
Mormaço (RJ), de Marina Meliande
— O primeiro longa solo da diretora integrou a mostra principal do Festival de Roterdã, na Holanda. Apresenta Ana (Marina Provenzzano), advogada diante de um novo amor, de uma doença misteriosa e da ameaça de despejo da comunidade carente para a qual trabalha.
Simonal (RJ), de Leonardo Domingues
— Em seu filme de estreia, o diretor ilumina a trajetória fulgurante e trágica de Wilson Simonal (1938–2000), uma das maiores vozes da MPB. Fabrício Boliveira vive o artista que, no auge da carreira, foi acusado de mandar torturar um funcionário, episódio que marcou sua derrocada.
A Voz do Silêncio (SP), de André Ristum
— Marieta Severo e Marat Descartes são destaques no elenco da trama que acompanha sete personagens de uma grande cidade em busca de algo que ainda traga satisfação a suas vidas.
Programação de sexta no Festival
- 16h – Cerimônia de abertura na Rua Coberta, com a Orquestra Sinfônica de Gramado.
Palácio dos Festivais
- 18h – Filme convidado de abertura:
O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues.
- 20h30min – Mostra competitiva de longa-metragem brasileiro: A Voz do Silêncio (SP), de André Ristum.