Motivados por publicações políticas do proprietário Carlos Schmidt, frequentadores do Guion Center anunciaram no Facebook um boicote ao cinema localizado no Shopping Nova Olaria, na Cidade Baixa. Em sua página pessoal na rede social, Schmidt escreveu: "PT pede pros militantes enviarem cartas pro Lula... Militantes não sabem escrever, Lula não sabe ler e os Correios não entregam".
Uma parte do público que frequenta o cinema se sentiu ofendida com o post. Então, seguidores começaram a protestar na página oficial do cinema no Facebook, avaliando negativamente o Guion Center na rede social – no caso, marcando uma estrela.
Em sua página pessoal no Facebook, Schmidt se defendeu alegando que "intolerância de petistas com qualquer coisa que os desmascare se torna selvagem" e disse que só é "intolerante a corruptos".
Leia a publicação do proprietário do Guion na íntegra, que foi deletada:
"COMEÇOU O ATAQUE! Quando não conseguem atacar a pessoa atacam seu trabalho. Foi assim quando passamos o filme O IMPEACHMENT. Nos chamaram de tudo. A intolerância de petistas com qualquer coisa que os desmascare se torna selvagem! O termo mais gentil e recorrente é me chamarem de homofóbico! Logo eu que sempre tive e tenho funcionários gays e sempre exibi filmes sobre a temática! Mas uma coisa eu assumo, sou intolerante! Intolerante a corrupto e quem os defende! Começaram a surgir ameaças de boicote ao Guion Cinemas! Nunca obriguei ninguém a ir no meu cinema, mas se a redução se fizer sentir quem vai sentir mais é a cidade e não eu, que finalmente poderei ter dias de folga, coisa que como empresário não tenho direito. Deixarei de cumprir metas esdrúxulas e impositivas do governo numa atividade que é privada! Deixarei de pagar taxas abusivas de impostos! Deixarei de me angustiar mensalmente se terei condições de pagar nossos colaboradores e fornecedores! Manifestei em meu perfil minha contrariedade com os rumos do judiciário e da política deste País! Esta maneira policialesca de horda, que grupalmente como sói acontecer vem achacar e censurar é aquilo contra o qual batalho. Não vão me fazer ter vergonha de querer que a lei seja cumprida. Não sou eu que devo ter vergonha, são eles. Enfim se alguém acha que nosso trabalho ao longo destes 40 anos nesta cidade e quase 23 anos de Guion valeram, vá na página e manifeste-se!".
Por volta de 20h desta terça-feira, Carlos Schmidt fez uma nova publicação, com o título "ESCLARECIMENTO", na qual pede "sinceras desculpas a quem tenha se ofendido com a publicação".
Confira a nota na íntegra:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
Eu, Carlos Schmidt, proprietário do Guion Cinemas, publiquei em meu perfil pessoal, na segunda-feira (16/4), uma imagem que fazia menção aos últimos acontecimentos políticos do Brasil. O conteúdo havia sido publicado por uma pessoa da minha rede virtual de contatos e eu acabei compartilhando a mensagem na minha rede pessoal. Como tratava-se de uma brincadeira que militantes das mais variadas correntes empregam uns contra os outros, não me pareceu ofensivo, posto que era uma brincadeira.
Entretanto, diante do descontentamento gerado por parte dos seguidores do Guion Cinemas, eu utilizo este espaço para pedir minhas sinceras desculpas a quem tenha se ofendido com a publicação.
Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que o Guion Cinemas é um espaço cultural no coração da Cidade Baixa e, desde 1995, dá visibilidade a uma programação plural, que atende à diversidade de opiniões e de comportamento na qual a minha visão política jamais interferiu. A variedade de títulos é a maior prova disso.
Minhas desculpas pelo ocorrido.
Carlos Schmidt
Proprietário do Guion Cinemas"
Confira algumas manifestações dos frequentadores: