Faltando menos de uma semana para o Oscar, ainda há tempo para aqueles que tentam acompanhar as produções concorrentes antes da cerimônia de premiação, marcada para a noite de domingo, dia 4 de março. E algumas dessas opções incluem a comodidade de não sair de casa. Plataformas de streaming como Net NOW, Telecine Play e Netflix já contam, em seu catálogo, com algumas das produções que concorrem à estatueta dourada. Zero Hora seleciona aqui algumas delas, com ênfase nas principais categorias, e onde podem ser vistas por quem quer chegar ao tapete vermelho em condições de opinar sobre tudo o que rolar na cerimônia.
Dois dos concorrentes à principal categoria do Oscar estão acessíveis no serviço de aluguel de filmes por streaming Net NOW: Corra! e Dunkirk. Longa que marca a estreia na direção do comediante Jordan Peele, Corra! mescla comédia, ficção científica e horror para tratar de racismo na história do jovem negro (Daniel Kaluuya) em visita à casa dos pais brancos liberais de sua namorada (Allison Williams). Também concorre em melhor diretor (Jordan Peele), melhor ator (Daniel Kaluuya) e melhor roteiro original. Já Dunkirk é o novo espetáculo visual dirigido por Christopher Nolan, e narra a operação de guerra realizada para resgatar soldados britânicos e franceses encurralados durante a II Guerra pelos alemães entre o oceano e a faixa litorânea que dá título ao filme. Concorre também como melhor diretor (Christopher Nolan), melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor edição de som, melhor mixagem de som, melhor trilha sonora original, melhor montagem. Disponíveis no Net NOW.
Documentário em longa-metragem
Documentário é a categoria em que quase todos os filmes concorrentes podem ser vistos em diferentes plataformas de TV. A Netflix oferece em sua programação Ícaro, de Bryan Fogel, em que o autor investiga os esquemas de dopping em grandes competições esportivas, e Strong Island, em que o diretor negro Yance Ford reconta o assassinato de seu irmão William, cometido em 1992 por um mecânico branco. No Net NOW, é possível ver Últimos Homens em Aleppo, sobre socorristas voluntários na guerra da Síria, e Visages Villages, uma jornada pela França rural empreendida pelo artista JR e pela cineasta Ages Varda. Disponíveis na Netflix e no Net NOW.
Com amor, Van Gogh
Das cinco animações concorrentes, duas podem ser vistas no Net NOW: Com Amor, Van Gogh e O Poderoso Chefinho. O primeiro, que entra também no catálogo da Netflix no dia 1º de março, é uma cinebiografia do pintor holandês Vincent Van Gogh, contada por um carteiro que tem a incumbência de entregar uma carta não enviada pelo falecido artista.
A animação, pintada sobre cenas previamente gravadas, emula a arte do próprio Van Gogh. Já O Poderoso Chefinho, produção da Dreamworks, traz um bebê falante de terno e gravata interessado em evitar que um gerente de empresa acabe com o amor no mundo. Disponíveis no Net NOW.
Filme Estrangeiro
Também em cartaz nos cinemas da Capital, dois dos indicados a melhor filme estrangeiro estão na programação do Net NOW. Corpo e Alma, da diretora húngara Ildikó Enyedi, encena a aproximação entre um homem e uma mulher, funcionários de um matadouro. Com dificuldades físicas e psicológicas de integração, ambos descobrem que, quando dormem, compartilham o mesmo estranho sonho sobre dois animais em fuga. Já The Square: a Arte da Discórdia, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, centra-se na figura de um refinado curador de museu em Estocolmo cuja vida sai dos trilhos após ter seu celular furtado e aprovar uma campanha de marketing sem noção destinada a viralizar nas redes. Por baixo do refinamento artístico, o diretor sueco Ruben Östlund discute a desigualdade social na Europa contemporânea. Disponíveis no Net NOW.
Outras indicações
Também é possível ver em streaming um bom número de filmes que concorrem no Oscar deste ano a prêmios técnicos, mas ficaram de fora das categorias principais. É esse o caso de blockbusters como Blade Runner 2049, Planeta dos Macacos: A Guerra e Guardiões da Galáxia 2, todos indicados a melhores efeitos visuais e disponíveis no Net NOW.
A lista dos filmes na plataforma inclui outros sucessos, como Extraordinário, indicado a melhor maquiagem, e A Bela e a Fera, versão com atores produzida pela Disney de sua animação de sucesso nos anos 1990 e que concorre em desenho de produção e figurino – A Bela a Fera também pode ser vista no Telecine Play.
Logan, o filme que levou as produções de quadrinhos para o terreno do faroeste pós-apocalíptico, concorre em melhor roteiro adaptado e pode ser visto no Net Now e no Telecine Play. E já que se fala em heróis, Chadwick Boseman, atualmente em cartaz como o Pantera Negra, pode ser visto no Net NOW em Marshall: Igualdade e Justiça, que emplacou Stand Up for Something, de Diane Warren e Lonnie R. Lynn, na corrida pela melhor canção original. A Netflix tem em seu catálogo Heroína(s), produção que concorre como melhor documentário curta-metragem. O filme acompanha a luta diária de três mulheres contra uma epidemia de drogas.