Porto Alegre volta a integrar o circuito de itinerâncias do É Tudo Verdade –Festival Internacional de Documentários. De 3 a 7 de maio, a Cinemateca Capitólio apresentará nove destaques da programação da 22ª edição do evento, que também está sendo realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro – também serão exibidos os filmes vencedores da mostra competitiva. A entrada será franca, com retirada de ingresso na bilheteria uma hora antes da sessão.
A mostra será aberta com Quem É Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado. Outro título gaúcho do festival é Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer. Também haverá a pré-estreia no Rio Grande do Sul de No Intenso Agora, de João Moreira Salles – produção que marca seu retorno ao cinema 10 anos depois do aclamado Santiago.
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– Retornar a Porto Alegre é um privilégio e uma alegria. A volta se torna ainda mais especial tendo por sede a Cinemateca Capitólio – afirma Amir Labaki, fundador e diretor do maior festival de documentários da América Latina.
PROGRAMAÇÃO
03/05 – Quarta-Feira
20h - Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado.
04/05 – Quinta-Feira
16h30 – Eu, Um Negro, de Jean Rouch
18h – Sal para a Svanécia, de Mikhail Kalatôzov
20h – No Intenso Agora, de João Moreira Salles
05/05 – Sexta-Feira
16h30 – Perón, Mi Padre y Yo, de Eloy Martínez
18h – Permanecer Vivo: Um Método,de Erik Lieshout
20h – Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer
06/05 – Sábado
16h30 – Vencedor da Competição Latino-Americana
18h – Vencedor da Competição Internacional
20h00 – Vencedor da Competição Brasileira
07/05 – Domingo
16h30 – Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar, de Steve James
18h – Permanecer Vivo: Um Método, de Erik Lieshout
20h – O Poder de Solovkí, de Marina Goldovskaya
SINOPSES DOS FILMES
Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar
De Steve James. EUA, 2016, 88 min.
Diretor do premiado Basquete Blues (1994), Steve James mergulha no singular processo da família Sung de imigrantes chineses, donos do banco Abacus Federal Savings, acusados de fraude hipotecária em 2012 pelo procurador-geral de Nova York, Cyrus Vance Jr., na esteira da grave crise financeira de 2008.
Cidades Fantasmas
De Tyrell Spencer. Brasil, 2017, 70 min.
Em Humberstone (Chile), pouco restou da prosperidade do salitre. Perto da antiga Fordlândia (PA), casas de posseiros são os últimos sinais da cidade construída por Henry Ford. Armero (Colômbia), teve a população dizimada pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, em 1985. Vinte e cinco anos depois de uma inundação, ruínas da Villa Epecuén (Argentina) expõem os restos da velha estação de águas.
Eu, Um Negro
De Jean Rouch. França, 1958, 80 min.
Atendendo a uma proposta do cineasta Jean Rouch, jovens imigrantes que vivem de biscates no bairro de Treichville, em Abidjan, Costa do Marfim, representam diante das câmeras personagens de uma vida ideal. Contrapondo a pobreza de suas condições reais de sobrevivência, assumem nomes tirados do cinema, como Edward G.Robinson, Dorothy Lamour e Tarzan. Homenagem ao centenário de nascimento de Jean Rouch (1917‐2004).
No Intenso Agora
De João Moreira Salles. Brasil, 2017, 127 min.
Imagens recolhidas por sua mãe numa viagem à China em 1966 dão ao cineasta João Moreira Salles o fio inicial para este documentário. Colocando em paralelo estas imagens e outras de diversas origens e arquivos, ele capta não só aspectos de sua vida familiar como os movimentos que atravessaram alguns dos momentos políticos mais transformadores do século XX.
O Poder de Solovkí
De Marina Goldovskaya. Rússia, 1988, 93 min.
Criado em 1923 e funcionando até 1939, Solovkí foi um dos primeiros campos soviéticos de trabalhos forçados. Mais de sessenta anos depois de suas detenções, antigos prisioneiros políticos relembram suas experiências e o cotidiano do campo onde imperava, como diziam os guardas do local, não o poder soviético, mas o "poder soloviético".
Permanecer Vivo – Um Método
De Erik Lieshout, PaísesBaixos/Bélgica, 2016, 70 min.
Em 1991, inspirado pelas histórias de vida de algumas pessoas com distúrbios psiquiátricos,o escritor francês Michel Houellebecq escreveu seu provocativo ensaio Rester Vivant (Permanecer Vivo). Vinte e cinco anos depois, o roqueiro norte-americano Iggy Pop extrai do ensaio trechos que correspondem a alguns de seus próprios desafios pessoais.
Perón, Meu Pai e Eu
De Blas Eloy Martínez. Argentina, 2017, 80 min.
Autor de livros como Santa Evita (1996), o escritor e jornalista argentino Tomás Eloy Martinez realizou, há 45 anos, uma mítica entrevista com o ex-presidente Juan Domingo Perón. Depois da morte do autor, em 2010, seu filho Blas Martinez recupera as gravações. Inicia, então, um mergulho não só na história de seu país como em sua própria vivência pessoal.
Quem é Primavera das Neves
De Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado. Brasil, 2017, 75 min.
Em março de 2010, o cineasta Jorge Furtado escreve uma postagem em seu blog, indagando quem pode ter notícias sobre a tradutora Primavera das Neves, cujo nome o fascina. A busca o leva ao encontro deste documentário, em que é guiado por amigas de infância da tradutora, Eulalie Ligneul, e a artista plástica Anna Bella Geiger.
Sal para a Svanécia
De Mikhail Kalatôzov. Geórgia, 1930, 62min.
Neste retrato etnográfico nada convencional da vida de uma isolada comunidade camponesa no Cáucaso, o cineasta georgiano Mikhail Kalatôzov incorporou materiais filmados originalmente para uma ficção que realizou no local, mas que não foi acabada. O resultado é um filme híbrido, com roteiro do escritor Serguei Tretiakóv, frequente colaborador da revista LEF.