No dia 18 de maio de 2019, mais de 100 mil pessoas tomaram as ruas de Porto Alegre para curtir a quarta edição da Noite dos Museus. A aglomeração em espaços culturais e ruas da Capital características do evento fica na memória. Neste sábado (5), o evento ganhará uma edição totalmente virtual.
A pandemia do coronavírus impede que o público saia de casa, mas uma onda de alto astral vai conduzir uma grande live com mais de seis horas de duração que pode ser acompanhada a partir das 18h no site noitedosmuseus.com.br, no canal do YouTube e nas páginas do Instagram e do Facebook do evento.
— Mesmo que não seja recomendado sair de casa, temos que manter nossa conexão com a cidade e os espaços públicos. Temos que acreditar na cultura. A arte ajuda a transformar a vida das pessoas e faz com que as pessoas cobrem ações concretas de valorização da cidade com políticas públicas — acredita Rodrigo Nascimento, idealizador da Noite dos Museus.
Mesmo sem poder reunir multidões, o projeto homenageará 16 museus e espaços culturais com uma série de atividades. A principal delas, a transmissão ao vivo, reunirá pocket shows de nomes como Fernanda Takai e Humberto Gessinger (veja a lista completa abaixo), que se apresentam em diferentes pontos da Capital. A programação por horários e locais não foi divulgada para evitar aglomerações nas áreas externas.
Apesar portas fechadas ao público, os museus terão a iluminação temática característica da Noite dos Museus. Outra intervenção na cidade teve início nesta quinta-feira (3), quando pontos turísticos receberam uma moldura gigante, imitando quadros, para incentivar as pessoas a fazerem fotos e compartilhar as redes sociais do projeto.
— Buscamos refletir como nos relacionamos com os espaços e fazer as pessoas pensarem que a cidade é uma obra de arte. Não queremos que seja apenas contemplativo, mas que cada um se sinta parte da Noite dos Museus, nem que seja com uma selfie — reforça Nascimento.
Outra ação especial da quinta edição do projeto, para aproximar o público dos espaços culturais, é a Coleção Noite dos Museus em Casa. São 15 opções de um kit – cada um dedicado a um museu da cidade – que contém reproduções de obras do acervo desses espaços. As peças foram feitas em dois materiais: em papel cuchê, para expor dentro de casa, e em papel manteiga, para ser fixada nas janelas na noite deste sábado.
A intenção é promover uma grande exposição coletiva, já que a folha é translúcida e, com as luzes acesas dentro de casa, as janelas se transformarão em expositoras desses objetos, que ficarão visíveis das ruas. Ao final da ação, o lucro será revertido em doações para os museus investirem em suas reaberturas e em futuros projetos.
Futuro
Após este formato remoto, a organização da Noite dos Museus torce por dias melhores. Para o próximo ano, a intenção é finalizar a construção da sede da instituição sem fins lucrativos que organiza o evento e continuar realizando atividades culturais ao longo do ano.
Sobre a próxima edição presencial, Nascimento espera que ela ocorra no segundo semestre de 2021, contando com o cenário em que a população já tenha sido vacinada contra o coronavírus. A captação dos museus participantes, inclusive, deve ocorrer através de um edital que deve ser lançado no primeiro trimestre do ano que vem.
— Dado o momento que a gente vive e a importância de cada espaço, entendemos que precisamos dar visibilidade a todos os espaços, para promover uma democratização do acesso às instituições, seja elas que tamanho tiverem. O fomento à classe artística continua — finaliza Nascimento.
Atrações confirmadas
- 8 Adelante
- 50 Tons de Pretas
- Alma Lusitana
- Ariele
- Carlos Ferreira (apresentação com audiodescrição)
- Carmen e Os Violões
- Cartas na Rua
- Cristian Sperandir Trio
- Elias Barboza e Matheus Kleber
- Fantomaticos
- Fernanda Takai
- Gabriela Lery
- Grupo de Música e Dança Afro-Sul
- Hique Gomez e Tales Melati
- Humberto Gessinger
- Muralha Trio
- Orquestra de Câmara da Ulbra
- Pâmela Amaro
- Reverba Trio
- Rita Zart
- Violas ao Sul
Espaços culturais participantes:
Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Cinemateca Capitólio, Farol Santander, Goethe-Institut, Museu da Brigada Militar, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Museu da UFRGS. Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Margs, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu Júlio de Castilhos, Planetário Professor José Baptista Pereira, Pinacoteca Aldo Locatelli, Pinacoteca Ruben Berta