
A Fundação Iberê Camargo inaugura amanhã Unânime Noite – Volume 3, uma mostra coletiva reunindo obras de três dezenas de artistas em um conjunto que, inspirado pela literatura, discute os limites de autoria, o conceito de realidade e as fronteiras entre o sono e a vigília.
Unânime Noite – Volume 3, como o nome já explicita, é a terceira edição de uma mostra que o curador Bernardo José de Souza descreve como algo mais próximo a um "romance", com capítulos em vez de edições. Os volumes 1 e 2 foram apresentados, respectivamente, na galeria Bolsa de Arte, de São Paulo, em 2015, e no Centro de Arte Contemporânea de Vilnius, na Lituânia, em 2016, a cada vez com um novo conjunto de obras e artistas. A exposição na Lituânia se justifica porque a inspiração inicial de Souza para o projeto foi um texto escrito pelo artista e curador lituano Raimundas Malasauskas, no qual são listadas formas e conceitos de narrativas que ajudam a delimitar o que é humano.
A exposição conta com obras de, entre outros, Ana Mazzei, Cristiano Lenhardt, Daniel Jablonski, Eduardo Haesbaert, Elida Tessler, Gustavo Torres, Regina Silveira, além do próprio Malakauskas e de Iberê Camargo.
A programação paralela inclui o Cabaret Unânime Noite, evento noturno com atrações musicais, performances, leituras e exibição de filmes. Será realizado nos sábados de exibição da mostra, sempre às 16h, o seminário O Império dos Sonhos – Fantasia e Surrealismo, com debates sobre os temas noite e absurdo. O primeiro convidado será o carioca Daniel Jablonski, mas também estão confirmados nomes como a escritora gaúcha Veronica Stigger e o artista uruguaio Pablo Uribe.
Unânime Noite – Volume Três
Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2.000, 4º andar), Porto Alegre.
Visitação: sábados e domingos, das 14h às 19h, a partir deste sábado (10), até 6 de maio. Entrada franca.
A exposição: coletiva com obras de 30 artistas. Curadoria de Bernardo de Souza.
Programação paralela: neste sábado, às 16h, Daniel Jablonski abre o seminário O Império dos Sonhos, com o tema O Sono, o Sonho, Freud e as Noções de Ócio e Produtividade. No domingo, às 16h, tem sessão comentada do filme Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos, de David Lynch, com o diretor Gilson Vargas.