Em 1924, há exatos 98 anos, quando entrou oficialmente em funcionamento a fábrica de Bebidas Kirst & Cia, em Arroio do Meio, Emílio Kirst não poderia imaginar o tamanho do legado que deixaria às gerações seguintes. Naquele ano, o avô e bisavô da atual geração que hoje comanda a Fruki, obteve conhecimento técnico para criar uma cervejaria, adquirir máquinas e estabelecer processos. Tudo isso a partir da leitura de um manual escrito em alemão e impresso em letras góticas.
Os primeiros produtos — refrigerantes, cervejas (relançadas em 2018), vinagre e aperitivos — foram batizados de Bella Vista, em razão da fábrica ficar no alto de uma colina de visual aprazível. Com capacidade diária de produção de apenas 200 garrafas, a aceitação à linha foi rápida e não demorou para que o bairro fosse reconhecido pelo mesmo nome, um prenúncio de sucesso da empresa.
Em 1949, a Kirst & Cia firmou parceria para produção do Laranjinha, sucesso da década de 1950, que elevou o nome da empresa e o volume de vendas.
Em 1971 é quando nasce a marca Fruki, que une as iniciais da palavra "fruta" e do sobrenome Kirst, em homenagem ao fundador. A concepção do nome foi liderada pelo atual presidente do conselho, Nelson Eggers, neto do fundador. O lançamento da linha e da marca selou um novo momento, com a mudança para Lajeado e a inauguração de novas instalações.
Em 1974, um passo decisivo: a aquisição da primeira linha de engarrafamento mecanizada. O uso de máquinas modernas automatizou o processo, incrementou a capacidade de produção — passando para 7,2 mil garrafas 600ml por hora ou 10 mil de 300ml no mesmo intervalo de tempo.
— As pessoas iam até a fábrica para conhecer a linha automatizada — relembra Eggers, que, além de presidente à época, supervisionou de perto as fórmulas e o desenvolvimento dos refrigerantes, ajudando a construir a receita de Fruki Guaraná, hoje o mais vendido do RS.
No início dos anos de 1980, a empresa foi pioneira, na área administrativa, na instalação de computadores no Vale do Taquari. Em 1988, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Efluentes.
Em 1995, a empresa investe em tecnologia e inovação e adquire uma máquina sopradora de garrafas pet, aumentando a distribuição. Um ano antes, a marca já contava com uma presença forte nos supermercados da Grande Porto Alegre e do Litoral que, juntos, correspondiam a 40% das vendas. Com o crescimento, em 1998, a capacidade saltou para 300 milhões de litros ao ano e as sedes industriais e administrativas foram ampliadas.
Em 2001, a empresa gaúcha lançou a Água da Pedra, em um movimento estratégico aliado à tendência de aumento do consumo de água mineral.
Com a consolidação no mercado gaúcho e a entrada em Santa Catarina, os anos 2000 têm sido marcados por adequações, desenvolvimento de novos produtos e novos centros de distribuição em ambos Estados. Em 2002, a atual diretora-presidente, Aline Eggers Bagatini, ingressou nos quadros administrativos da companhia.
Perto de completar um século, esta é a trajetória da Fruki: desde a pequena fábrica, até às mesas de gaúchos e catarinenses.