O leitor Newton Bittencourt dos Santos enviou ao Almanaque Gaúcho uma foto (acima) obtida na Capital durante a grande enchente de 1941. Ele pergunta: que rua é essa que aparece na imagem?
Newton, a foto foi tirada de alguma sacada ou janela do prédio que fica na esquina da Rua General Câmara (Rua da Ladeira) com a Rua Andrade Neves — aquele abandonado, pertencente ao governo do Estado e que foi ocupado pelo grupo Lanceiros Negros em julho de 2017 —, com a objetiva voltada para baixo, em direção à esquina da Rua dos Andradas (Rua da Praia) e das ruas 7 de Setembro e, uma quadra depois, Siqueira Campos. O velho prédio de estilo francês da antiga Confeitaria Central aparece com uma propaganda da água mineral Caxambu no alto de sua fachada.
Na fotografia de 1931 (que também ilustra esta página), o prédio da confeitaria é último edifício da quadra, à direita. A Confeitaria Central era de propriedade dos irmãos Eugênio e Pantaleão Medeiros, que, em lei de 1957, foram homenageados com a oficialização do logradouro como Largo dos Medeiros. A Central, e o largo diante dela, na esquina da Rua dos Andradas com a Rua General Câmara, foi ponto quase obrigatório de reunião de quem circulava no centro da cidade e, ali, parava para um café ou um chá acompanhado de deliciosos doces.
Durante a enchente, nos meses de abril e maio, o nível das águas do Guaíba subiu tanto (4m76cm), que até barcos maiores do que aquele que aparece na foto enviada pelo Newton navegaram na famosa esquina do coração de Porto Alegre. Uma imagem impressionante, feita pelo fotógrafo João Alberto Fonseca da Silva (in memoriam) mostra uma baleeira com oito pessoas a bordo flutuando tranquilamente entre as lojas e edifícios.
Para confirmar que é a mesma esquina nas duas fotos, a primeira de 1931 e a segunda em 1941, basta observar um detalhe que aparece em cada uma das imagens. No topo do prédio da confeitaria, havia um elemento arquitetônico inconfundível, uma água-furtada com duas janelinhas em forma de arco romano, sobre uma janela maior, com sua parte superior também em arco, que ficava no andar abaixo.
É lamentável que uma construção tão bonita tenha sido demolida, descaracterizando irremediavelmente um ponto tão importante da Capital. Respondido. Abraço, Newton.