O esporte entrou no rádio nos anos 1920, mas se firmou na década seguinte, 1930, a partir das primeiras transmissões esportivas. O rádio foi fundamental para que o futebol se transformasse em esporte de massa. A primeira transmissão por rádio de um jogo de futebol no Brasil se deu no dia 19 de julho de 1931, pela Rádio Educadora Paulista, por meio da voz do locutor Nicolau Tuma, que narrou o confronto entre as seleções de São Paulo e do Paraná, no Campo da Floresta, na capital paulista.
O nosso Estado esteve algumas vezes na vanguarda em diversas áreas. No futebol, com o primeiro clube do Brasil, o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900, e também com uma das primeiras rádios fora do eixo Rio-São Paulo a iniciar transmissões com regularidade, a Rádio Sociedade Rio-Grandense, de Porto Alegre, fundada em 1924 por amadores que atuavam na cidade. A emissora teve um curto período de atividade, mas seu papel foi importante para a história do rádio gaúcho.
Nos anos 1930, já havia uma organização considerável no esporte do RS, com o Campeonato Estadual de Futebol sendo disputado desde 9 de novembro de 1919 e tendo a sua consolidação na década seguinte, com a competição anual entre os clubes federados.
O fim da Rádio Sociedade Rio-Grandense deixou espaço entre os entusiastas dessa mídia. Com a inauguração da Rádio Sociedade Gaúcha, em fevereiro de 1927, os gaúchos voltariam a ocupar o espaço radiofônico. No sexto andar do Grande Hotel, então o mais alto e portentoso prédio da Capital, funcionou inicialmente a Gaúcha, PRA-Q, “A Voz dos Pampas”, depois mudando o prefixo para PRC-2. Após algum tempo, a emissora instalou-se no interior da hidráulica do bairro Moinhos de Vento, sendo, ali, erguida uma torre de madeira para irradiação.
A Gaúcha não foi apenas a pioneira em transmitir na Capital de forma regular. Foi, também, a primeira a irradiar uma partida de futebol em solo gaúcho. No dia 19 de novembro de 1931, no Estádio da Baixada, no bairro Moinhos de Vento, Ernani Ruschel, speaker da rádio, narrou a partida entre Grêmio e seleção do Paraná. O fato marcou o início das transmissões de futebol no rádio gaúcho. O placar da partida foi 3 a 1 para o Grêmio. À época, os clubes, surpresos com o grande alvoroço em razão da transmissão, chegaram a proibir a irradiação, pois tinham o receio de que isso afastaria os torcedores dos estádios.
Em 14 de maio de 1949, foi realizada, pela Gaúcha, a primeira transmissão internacional. O confronto entre Grêmio e Nacional-URU, no Estádio Centenário, em Montevidéu, com narração de Cândido Norberto. O time gaúcho venceu: 3 a 1. Na Copa do Mundo de 1962, no Chile, a Rádio Gaúcha faz sua estreia no campeonato mundial de futebol mandando para a cobertura os narradores Willy Gonzer e Antônio Carlos Resende, mais o comentarista Samuel Madureira Coelho. Como se vê, a Gaúcha e o esporte são velhos aliados.