Numa primeira olhada, pode parecer que o local não mudou muito nos últimos 80 anos, mas, se observarmos bem, veremos que a paisagem em torno da prefeitura está bastante alterada. A primeira coisa que se nota é a ausência do calçadão diante do prédio (inaugurado em 1901), na Praça Montevidéu, que ganhou esse nome em 1916.
Ali foi instalada, em 1935, a bela Fonte Talavera, presente da colônia espanhola para a nossa cidade. A criação da elipse e o ajardinamento em frente ao Paço Municipal foram obras da gestão do intendente Otávio Rocha, em 1927.
Outra grande diferença é que ainda não havia sido construído, no terreno atrás do prédio histórico, o edifício da prefeitura nova, onde por muito tempo funcionaram a Câmara Municipal e algumas secretarias.
O prédio mais alto que aparece na imagem (no canto superior esquerdo) é o Edifício Bier & Ullmann, que fica na esquina das ruas Siqueira Campos e Uruguai.
É curioso notar que, no quarteirão da Rua Uruguai, entre as ruas Sete de Setembro e Siqueira Campos, onde hoje existe um paredão de grandes edifícios, como o do Banco do Brasil e aquele em que antigamente funcionava o consulado americano, só se veem um velho casarão, árvores (não muito altas) e automóveis estacionados de modo perpendicular ao meio-fio.
Onde hoje é o Largo Glênio Peres, havia apenas uma grande área, calçada com paralelepípedos, cortada pelos trilhos dos bondes.