Será relançado amanhã, sábado, dia 19, às 18h, o Espaço de Memória do Ator Gaúcho, localizado na Sala Professora Dionéia de Macedo Rüdiger, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ – Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). A exposição permanente, inaugurada em 2010 e agora incrementada, conta a trajetória do teatro gaúcho com fotos, reportagens, cartazes de peças e outros itens. Trata-se de um memorial que homenageia o trabalho dos profissionais de teatro produzido no Rio Grande do Sul, atores, diretores, dramaturgos, iluminadores, sonoplastas e críticos.
Os objetivos são resgatar a memória de nomes que já não estão mais aqui e valorizar o talento dos que estão vivos e merecem ser enaltecidos. Estampam as paredes imagens de nomes significativos, que fizeram grande sucesso e conquistaram outros Estados. Haverá performance dos atores Carlos Cunha, Denizeli Cardoso e Suzana Saldanha.
A expografia é do arquiteto Flavio Amaral Lima e a ideia e a curadoria são de Renato Rosa. A entrada é franca. O horário de visitação é de terças a sextas-feiras, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h.
Dionéia de Macedo Rüdiger (1935-2008) foi uma personalidade do mundo cultural do Rio Grande do Sul, uma educadora e amiga das artes que colaborou em todas as frentes da cultura em Porto Alegre. A professora estadual aposentada morreu aos 73 anos. Natural de Porto Alegre, lecionou história e geografia e foi diretora do Colégio Benjamin Constant no início da década de 1970. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), começou a carreira no magistério público estadual.
Nos anos 1980, atuou no Departamento de Assuntos Culturais e trabalhou no Museu Júlio de Castilhos e na Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul. Depois de aposentada, continuou participando da vida cultural e social gaúcha em instituições como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), a Aliança Francesa, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), entre outras.
Fonte: Darlene Silveira / Ascom CCMQ