Fundado em 1887 por Albertino Saraiva e ainda produzido em tipografia, o jornal O Taquaryense, que completou 130 anos no último dia 31 de julho, é o segundo mais antigo do Estado (o primeiro é a Gazeta de Alegrete, que circula desde 1882). Uma edição comemorativa, que foi às ruas do município de Taquari na quarta-feira, 2 de agosto, recordou a longa caminhada do veículo, possivelmente o único ainda produzido por meio das técnicas tipográficas na América Latina.
Para a diretora Flávia Saraiva Dias, mais do que um fato histórico, o 130º aniversário do periódico representa um grande feito. "Os obstáculos vencidos no passado e as dificuldades que continuamos a superar para manter o jornal funcionando tal como no século 19 tornam esta data ainda mais significativa para nós. É uma grande vitória", diz ela. Neta do fundador e filha do jornalista Plínio Saraiva, que até 2004, quando morreu, aos 101 anos, esteve à frente da folha, Flávia destaca o auxílio dos colaboradores. "Atualmente, somos poucos. Porém, formamos uma equipe de abnegados. É graças a pessoas como o dedicado tipógrafo João da Rosa Rodrigues, com mais de 20 anos de casa, que o precioso legado deixado por Albertino continua vivo", ressalta.
Leia mais
O banqueiro Barão de Mauá
Encontros de Família: Aita, Parise e Polesello
Os primórdios da charge na Província Gaúcha
A edição festiva também foi marcada pela estreia da reforma gráfica do jornal. Segundo o redator-chefe, Pedro Harry Dias Flores, trineto do fundador, o novo aspecto visual do semanário busca resgatar características do passado. "Nos últimos anos, em certo sentido, o jornal modernizou sua diagramação, deixando de utilizar, por exemplo, ornamentos e clichês, muito comuns lá atrás. O objetivo do novo projeto gráfico foi justamente trazer isso de volta", explica.
Sua importância é muito grande, pois noticiou desde a abolição da escravatura e a proclamação da República até os fatos atuais, passando pelas guerras mundiais, o regime militar no Brasil, a redemocratização, entre outros acontecimentos.Desde agosto de 2015, O Taquaryense circula às quartas-feiras, e não mais aos sábados. Hoje, conta com 350 assinantes, dos quais 70 residem em outras cidades.
Para mais informações ou agendar uma visita à oficina do jornal, basta entrar em contato pelo telefone (51) 3653-4551 ou pelo e-mail otaquaryense@gmail.com.