No dia 28 de junho de 1969, portanto, 48 anos atrás, foi criada a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), uma entidade comunitária, sem fins lucrativos, que surgiu com o propósito de formar, aperfeiçoar e especializar profissionais, propiciando a atualização permanente da sociedade. É a Aspeur que mantém a Universidade Feevale, uma instituição de Ensino Superior que também abrange o ensino básico e a educação profissional.
A história da Feevale é marcada pela preocupação com o desenvolvimento regional por meio de inovação, empreendedorismo e excelência acadêmica. O nome, já consolidado nacional e internacionalmente, nasceu como uma sigla de Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo, denominação mantida até hoje devido à força adquirida ao longo da sua história. A Feevale teve como primeira sede o prédio no qual funcionava a Escola São Jacó, onde atualmente localiza-se o Campus I. Em 1989, foi implantada a escola de Ensino Médio e, em 1994, passou a ser oferecida educação para todas as faixas etárias.
Hoje, a Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação oferece educação básica e profissionalizante. Em 1999, a Feevale foi credenciada como centro universitário, o que deu origem à organização dos Institutos Acadêmicos, que passaram a oferecer novos cursos.
Em 2010, a instituição foi reconhecida como universidade pelo Ministério da Educação (MEC). Hoje, ela oferece cursos de graduação, extensão, especialização, MBA, mestrado, doutorado e ainda mantém uma escola de aplicação com educação básica e profissionalizante. Nos diferentes níveis de ensino em que atua, o compromisso segue sendo o de promover a produção do conhecimento, a formação integral das pessoas e a democratização do saber.
Leia também
Ponte de Marcelino Ramos quase foi derrubada em 1961
O Surgimento do Hospital São Paulo, de Lagoa Vermelha
Há 90 anos, nascia o maestro alemão Alfred Hulsberg
Ao longo da sua trajetória, estabeleceu importantes parcerias nacionais e internacionais, buscando atender às demandas educacionais, culturais, sociais, econômicas, científicas e tecnológicas da região do Vale do Sinos em nosso Estado. São dois campus em Novo Hamburgo e duas unidades do Feevale Techpark, uma em Novo Hamburgo e outra em Campo Bom.
A aniversariante tem 17,5 mil alunos, 1,5 mil funcionários, mais de 50 cursos de graduação, três doutorados, oito mestrados e mais de 30 cursos de especialização e MBA. A inauguração, em 2011, do Teatro Feevale, com capacidade para 1.842 pessoas, possibilitou a expansão das atividades culturais na região.
Em 2016, a universidade foi selecionada pelo MEC para implantar o curso de Medicina, fato que marca a busca pela constante ampliação de suas ofertas à comunidade.