Pierre Fatumbi Verger foi um influente fotógrafo francês que, em 1946, decidiu se fixar em Salvador (BA). Foi no Nordeste que deu início ao acervo que reúne suas mais importantes obras. Neste sábado (24), às 10h30min, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/n°) inaugura duas exposições do artista, que seguem em cartaz até 8 de outubro. Com curadoria de Alex Baradel, Todos Iguais, Todos Diferentes? e Orixás apresentam trabalhos que ilustram uma paixão do fotógrafo: a religiosidade africana e afro-brasileira.
As obras da primeira exposição contam com retratos de pessoas que cruzaram o caminho de Verger durante suas viagens. Já em Orixás, estão as fotografias que compõem o livro homônimo em que são exploradas as pesquisas do artista sobre as influências culturais existentes entre África e América.
As mostras marcam o início das comemorações dos 70 anos do Margs, que serão completados em 2024. Visitação de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca.
Noite de trap e funk
Uma noite de sábado ao som de dois dos ritmos mais populares da atualidade. No Baile da Resenha, MC Livinho, MC Poze do Rodo e Oruam mergulham o Pepsi On Stage (Av. Severo Dullius, 1.995) em uma atmosfera dominada pelo funk e o trap. As portas abrem às 22h, com os artistas se revezando no palco com DJs da cena local.
O primeiro a tomar o microfone será Oruam, à meia-noite. Levinho conduz o show à 1h30min. E, fechando o evento, MC Poze chega às 4h. Ingressos a partir de R$ 80 em Sympla.
Teatro de Bonecos
A magia do teatro de bonecos é destaque na agenda cultural da Capital. Em duas sessões, a Cia. Gente Falante estreia sua nova montagem neste fim de semana. Inspirada na obra de André Neves, a peça Maria Peçonha acompanha uma menina costureira que fazia tudo florescer, mas em seu percurso acaba por se transformar em uma mulher amarga.
O espetáculo será encenado sábado e domingo (25), às 16h, no Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665). Ingressos a R$ 40 em Sympla.
Piano solo
Em recital no sábado, às 19h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), em Porto Alegre, a pianista paulista Erika Ribeiro apresenta o repertório de seu primeiro álbum solo, Erika Ribeiro (Igor Stravinsky, Sofia Gubaidúlina e Hermeto Pascoal), indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Clássica em 2022. Os ingressos estão esgotados.
Além dos autores citados no título do trabalho, a instrumentista, que é professora da Unirio, também vai interpretar peças de Claude Debussy e da compositora e arranjadora paulistana Léa Freire.