Em cartaz na Ocre Galeria (Rua Demétrio Ribeiro, 535), a nova exposição de Nara Amelia apresenta uma seleção de trabalhos com imagens que evocam imaginários sobre a natureza. Na mostra Os Poentes e as Auroras, a artista traz gravuras, desenhos e bordados com narrativas que, além de estarem conectadas com a temática proposta, buscam tecer relações entre as artes visuais e a literatura. Com entrada franca, o local recebe visitantes de segunda a sexta, das 10h às 18h, e nos sábados, das 10h às 13h30min. As obras foram produzidas ao longo de uma década, entre os anos de 2012 e 2023, e um dos destaques são as figuras que remetem às fábulas, onde homens e animais híbridos compartilham semelhanças. A mostra segue na galeria até o dia 29 de abril.
Povos indígenas no cinema
No mês em que é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, a Sala Redenção (Av. Paulo Gama, 110) apresenta uma programação dedicada aos povos originários. De 3 a 14 de abril, a mostra Cada Canto, Uma História - Parte 1 exibirá gratuitamente produções que narram a diversidade cultural de populações nativas de variadas partes do mundo. Para abrir a agenda, na sessão desta segunda-feira, às 16h, o espaço transmite o longa Rumble - The Indians Who Rocked The World. O documentário canadense fala sobre o legado de Link Wray, artista nativo americano que enfrentou dificuldade para ter sua importância cultural reconhecida. A programação completa da mostra pode ser acessada no site da Sala Redenção.
Mural inspirado em Ulysses
Brenda Klein está em cartaz no terceiro andar do Centro Cultural da UFRGS com uma produção que conta com 12 metros quadrados. Estudante do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a artista foi selecionada no concurso Ulysses100 Pelos Olhos Brasileiros, promovido pela Embaixada da Irlanda no Brasil e o Consulado-Geral da Irlanda em São Paulo. Sua obra é um resultado desse projeto. Ao mergulhar no capítulo cinco do livro Ulysses, Brenda desenvolveu uma pintura mural inspirada na clássica história. Com entrada franca, o espaço recebe visitantes de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.