Começa na próxima semana a segunda etapa da 29ª edição do Porto Alegre em Cena, festival que irá ocupar diferentes espaços culturais da Capital. E as novidades para o evento continuam. Dois espetáculos nacionais irão integrar a programação, juntando-se às 16 peças gaúchas já confirmadas na agenda.
Diretamente do Rio de janeiro, a atriz Denise Fraga traz o espetáculo Eu de Você. Dirigida por Luiz Villaça, a montagem leva para o palco histórias reais que são narradas com a ajuda de elementos resgatados da literatura e da música. Bem-humorada, a peça transforma em comédia diferentes situações cotidianas. O espetáculo irá abrir esta fase do festival, sendo encenado nos dias 16 e 17 de março, às 21h, no Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681).
Já a Companhia de Teatro Heliópolis, de São Paulo, apresenta uma encenação de Miguel Rocha protagonizada por mulheres negras. Em Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos, as personagens vivem opressões que retratam a realidade da população negra no Brasil. Em duas sessões, a peça será apresentada nos dias 25 e 26 de março, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº)
O festival preparou uma programação que contempla os mais variados estilos da dramaturgia. Com valores que variam conforme a atração, os ingressos já estão disponíveis no site de vendas do evento.
Outra novidade do evento é inauguração de uma exposição que irá homenagear os 65 anos do Departamento de Arte Dramática (DAD) da UFRGS. A mostra entrará em cartaz na Cinemateca Capitólio e poderá ser visitada entre os dias 18 e 21 de março, das 14h às 19h.
Ói Nóis celebra 45 anos de trajetória
Em 2023, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz completa 45 anos de trajetória, consagrada como um dos mais importantes grupos teatrais de Porto Alegre. Ao longo do ano, a companhia irá realizar uma série de atividades que celebra sua história. Para dar início à programação, nesta segunda (6) ocorrerá uma sessão gratuita da peça M.E.D.E.I.A, solo da atriz Tânia Farias inspirado na obra de Christia Wolf. Na montagem, são questionadas as acusações machistas feitas a clássica personagem.
O espetáculo será encenado às 20h, na Terreira da Tribo (Rua Santos Dumont, 1.186). Ao longo dos próximos meses, a agenda de atividades do grupo contará com apresentações, oficinas, lançamento de um livro e mais. Programação completa no site da tribo.
Mostra denuncia o feminicídio
Para o Mês da Mulher, Graça Craidy preparou uma mostra que denuncia as violências vividas pelas mulheres dentro de suas casas. Na exposição Manifesto Antifeminicídio, a artista visual aborda a escalada dos crimes cometidos pelos homens contra suas esposas.
Em cartaz no Átrio do Foro II de Porto Alegre (Rua Manoelito de Ornellas, 50), a mostra traz pinturas densas, como trabalhos onde são retratadas noivas mortas, vestidas de véu e grinalda, segurando buquês em suas mãos. A exposição fica no local até o dia 31 de março, e pode ser conferida de segunda a sexta, das 13h às 19h.
Especial para rir com Chris Rock
O comediante Chris Rock inaugurou as transmissões ao vivo dentro da Netflix neste fim de semana, com a exibição no sábado de seu especial de comédia Chris Rock: Indignação Seletiva, realizado em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos. Na atração, o humorista norte-americano conta histórias e faz piadas sobre assuntos gerais.