Encontro de violeiros
Os músicos Mário Tressoldi, Oly Jr. Valdir Verona e Angelo Primon, que têm circulado pelo Rio Grande do Sul com o projeto Violas ao Sul, chegam a Porto Alegre para uma ocasião especial: o lançamento do CD homônimo. A partir das 20h desta terça-feira, o quarteto mostra no palco do Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665) o trabalho, que surgiu com o objetivo de divulgar a viola de 10 cordas no Estado. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será doado para o programa Mesa Brasil do Sesc.
O projeto nasceu do encontro dos quatro músicos, em 2015, e procurou acomodar a diversidade de vertentes musicais preferidas por eles. O repertório do show passeia por temas autorais e clássicos do cancioneiro gaúcho e brasileiro, o blues, a música moura, a música de origem açoriana, a milonga e outros estilos.
À tarde, entre 16h e 18h, o grupo ministra uma oficina gratuita, com inscrições pelo e-mail oficinaviolasaosul@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284-2000 ou pelo site sesc-rs.com.br/centro. O projeto é financiado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, via Pró-Cultura RS, com apoio do Sistema Fecomércio-RS e Sesc.
Palestra na Unisinos
A escritora, crítica de arte e professora Veronica Stigger está em Porto Alegre para a palestra A Procissão Antropofágica Contra a Moral Enlatada, marcada para esta terça-feira, das 19h30min às 22h, nas salas TEDU 803 e 804 do Campus Unisinos Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1.600). Gaúcha radicada em São Paulo, Veronica tem graduação em jornalismo, mestrado em Semiótica pela Unisinos e doutoado em Teoria e Crítica de Arte pela USP. A atividade integra o Ciclo de Palestras Ontologias Anarquistas e vai ser transmitida ao vivo no canal youtube.com/ihucomunica. Inscrições e mais informações: ihu.unisinos.br.
Theatro São Pedro em clima de Paz & Amor
Eleito o melhor espetáculo do ano no Prêmio Açorianos de Música 2018, o concerto Paz & Amor será apresentado nesta terça-feira, às 21h, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°). A montagem da Orquestra Villa-Lobos, projeto social que funciona há
26 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, é inspirada no universo hippie e coloca no palco mais de 50 músicos, com naipes de flautas doces, violinos, violas, violoncelos, piano, violão, baixo elétrico, cavaquinho e percussão. Também estão previstas várias participações especiais, da Companhia Jovem de Dança de Porto Alegre, dos corais Vozes do Porto e do Hospital de Clínicas, da slamer Juliana Luise e dos músicos convidados Beto Chedid, Carla Zhammp, Nelson Coelho de Castro, Pedrinho Figueiredo, Simone Rasslan, Stephanie Soeiro e Tonho Crocco. Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40, na bilheteria do teatro e também pelo site teatrosaopedro.com.br, com taxas.