Show de Jorginho do Trompete marca o início do Canoas Jazz
Em sessão de lançamento da sexta edição do Canoas Jazz, a Casa das Artes Villa Mimosa (Guilherme Schell, 6.270) realiza uma sessão comentada do projeto Audioteca do Jazz com a presença de Jorginho do Trompete. O evento começa às 19h30min desta sexta e tem entrada franca.O músico vai tocar na íntegra o álbum Kind of blue (1959), de Miles Davis, um dos mais influentes do jazz. Para acompanhá-lo, subirão ao palco Max Sudbrack (piano), Claudio Calcanhotto (bateria) e Matheus Pasquali (baixo). A sessão terá mediação e comentários do jornalista Paulo Moreira, apresentador do programa de rádio Sessão jazz, da FM Cultura.Consagrado na cena de música instrumental do Rio Grande do Sul, Jorginho do Trompete se apresenta em diversos festivais pelo mundo e já ganhou cinco vezes o Troféu Açorianos de Música como melhor instrumentista. Kind of blue é uma referência histórica do chamado jazz acústico, que seria reinventado nos anos seguintes pelo próprio Miles Davis com a inserção de instrumentos elétricos em suas gravações.O 6º Canoas Jazz está marcado para este domingo, a partir das 19h, no Salão de Atos da Unilasalle, e trará para a Região Metropolitana o acordeonista suíço Olivier Forel e o trombonista norte-americano Delfeayo Marsalis.
Leia mais:
Atores chegam a ganhar mais de U$ 1 milhão por episódio em séries
Filme sobre juventude de Obama ganha primeiro trailer
"Verdades Secretas" vence o Emmy Internacional de melhor novela
Quartchêto lança disco
Comemorando 15 anos de trajetória, o Quartchêto realiza nesta sexta o show de lançamento de seu novo disco. A apresentação será no Theatro São Pedro, a partir das 21h. O álbum, que leva o nome do grupo, é formado por composições de origens tão diferentes como a milonga Não vou desistir de ser feliz, de Geraldo Flach, e a Dança húngara nº 1, de Johannes Brahms, além de canções que trazem a assinatura dos instrumentistas que formam o grupo – Júlio Rizzo (trombone), Luciano Maia (acordeom), Hilton Vaccari (violão) e Ricardo Arenhaldt (percussão). O primeiro tema do disco, Nachtigall, foi escrito pelos quatro em conjunto e faz referência a um pássaro – parte dos temas aborda histórias vivenciadas na turnê que o Quartchêto realizou em 2013. A composição de Brahms é uma novidade no repertório da banda – trata-se de uma colaboração erudita de Rizzo, que é também integrante da Ospa. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro, a partir das 13h, e custam entre R$ 20 (galerias) e R$ 60 (plateia).
Encontro de arte circense
Será aberto nesta sexta, às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas 736), o II Encontro Gaúcho de Circo. O evento vai reunir artistas de companhias de circo tradicional e contemporâneo em apresentações e oficinas. Para promover a arte circense, foi preparada uma programação que se estende até domingo na CCMQ e no Espaço Circo Híbrido (José do Patrocínio, 280). Confira todas as atividades em facebook.com/encontrodecircogaucho.