Correção: a Chave-Mestra não é a primeira escape room de Porto Alegre, diferente do que havia sido publicado nesta matéria. O texto foi corrigido.
Uma famosa arqueóloga estabelecida em Porto Alegre acabou de descobrir a lendária caixa de Pandora. Durante suas pesquisas, a profissional descobriu que o objeto existe e contém algo muito perigoso. Por isso, convocou uma equipe de detetives para analisar o artefato, ideia que se mostrou péssima, pois acabou chamando a atenção de terroristas, que sequestraram o grupo, mataram um de seus membros e mantiveram em cativeiro o restante.
É claro que isso não passa de uma história de ficção, mas da qual você pode fazer parte. Tudo porque as cenas descritas acima fazem parte da Chave-Mestra, uma "escape room" recém-inaugurada na Capital e que já vem conquistando adeptos na cidade.
O conceito é o seguinte: um grupo de pessoas é trancado em uma sala e escuta uma história – por exemplo, a contada pela reportagem no primeiro parágrafo. No caso da Chave-Mestra, são três salas, com tempos de jogo entre 45 minutos e uma hora: O Mistério da Caixa de Pandora (que marca o início da história e estimula o raciocínio lógico), O Último Caso (na qual um dos detetives já foi morto e a habilidade mais estimulada é a da investigação) e O Cativeiro (sala com clima de terror, totalmente escura, em que os participantes devem ter controle emocional). Assim que o jogo começa, é preciso procurar objetos, senhas, chaves ou códigos que ajudem a desvendar o mistério e, por fim, libertar-se da sala.
– A galera vem aqui e pira. Mesmo quem não consegue solucionar,sai já querendo voltar. É para ser difícil e desafiador – conta Thais Dalcin, sócia da Chave-Mestra ao lado de Leonardo Kanan e Lucas Martins.
O plano dos três – que largaram seus empregos para apostar no novo projeto – surgiu em uma viagem a Nova York. A ideia, vinda da Ásia, começava a dar seus primeiros passos nos EUA quando os amigos resolveram trazê-la para o Brasil. Ainda que a iniciativa mire também em empresas que queiram inovar seus processos seletivos, o público-alvo são mesmo grupos de amigos que querem se divertir de uma maneira diferente.
– Há uma tendência de as pessoas se encontrarem mais. Estamos sempre com os amigos nas redes, mas fazemos poucas coisas interativas, em conjunto – diz Thais.
O QUE É?
"Escape room" significa, em tradução livre, "salas para escapar". A Chave-Mestra se descreve como um jogo de escape. São ambientes em que jogadores ficam trancados e, com base em uma história contada antes do jogo começar, devem desvendar pistas e enigmas que os levarão à conclusão do mistério e à consequente libertação da sala. Tudo é feito em um clima de terror, mas com total segurança.
CHAVE-MESTRA
Av. Cristovão Colombo, 446. De terça a sexta, das 14h às 21h30min, e nos sábados e domingos, das 10h às 22h.
Ingresso por pessoa: R$ 44,90 (sala O Cativeiro) e R$ 49,90 (salas O Último Caso e O Mistério da Caixa de Pandora). Há desconto para Clube do Assinante ZH.
Duração: de 45 minutos a uma hora. Informações no fone (51) 3019-4284 ou pelo site chavemestra.net.