O coreógrafo, bailarino e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727 – 1810) foi um importante nome da dança em sua época, deixando uma obra que ainda hoje é lembrada. Seu tratado intitulado Cartas sobre a Dança (1760) segue sendo referência no estudo do movimento. Em homenagem à sua data de nascimento, o Comitê Internacional de Dança da Unesco instituiu o 29 de abril como Dia Internacional da Dança.
Em Porto Alegre, a data será comemorada com diferentes atrações, algumas delas gratuitas. É o caso da coreografia Desvio, da Cia. Muovere. Já o Coletivo da Sala 209 traz uma série de atividades, também com entrada franca. O dia ainda conta com sessão do espetáculo Verde (In)tenso e o lançamento de um livro com artigos sobre dança.
Leia também
Espetáculo "Som e Luz" ganha nova roupagem a partir desta sexta
"Lemonade": o que você precisa saber sobre o novo álbum-visual de Beyoncé
Conheça Fifth Harmony, que se apresentará em Porto Alegre
"Desvio" no Multipalco
Companhia de dança contemporânea de longa trajetória no Estado, a Muovere reapresenta hoje o espetáculo Desvio (foto), concebido em 2012. A apresentação com entrada franca será às 11h na praça do Multipalco Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°), em Porto Alegre. Dirigido por Jussara Miranda, o trabalho partiu de uma pesquisa sobre a relação de transeuntes com o trânsito em três bairros com diferentes características socioeconômicas da Capital. Desde 2008, a Muovere elegeu a cidade como um de seus temas de pesquisa.
Agenda cheia na Sala 209
A data será comemorada na Sala 209 da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551) com a ação Cooperações em Movimento. Das 13h30min às 18h30min, haverá aulas de dança com bambolê, dança contemporânea e hip hop. A partir das 19h30min, será a vez de uma mostra de trabalhos de bailarinos. A programação de hoje tem entrada franca. No sábado, o Projeto Luciana Paludo Convida recebe Douglas Jung, às 18h, com ingressos a R$ 20. Para encerrar, no domingo, o II Encontro de Bambolê começa às 15h – a contribuição dos participantes é espontânea.
Páginas de reflexão
Para suprir uma lacuna na fortuna crítica sobre a dança na Capital, será lançado hoje, às 18h30min, no mezanino da Usina do Gasômetro, o livro Escritos da Dança 1 – Olhares da Dança em Porto Alegre. Organizada por Airton Tomazzoni, Monica Dantas e Wagner Ferraz, a coletânea reúne 28 artigos de 32 autores que evidenciam aspectos históricos, poéticos, sociais, políticos e pedagógicos sobre a produção local. Entre as abordagens, estão registros biográficos de coreógrafas e estudos sobre processos criativos de grupos. O livro estará à venda por R$ 10.
Tradição Coreografada
Do pampa ao chimarrão, a cor verde tem presença marcante nas tradições gaúchas. Os costumes, a cultura e os ritos regionais são pontos de partida do espetáculo Verde (In)tenso, que tem novas sessões de sexta a domingo, às 20h, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307). A entrada é franca, com retirada de senhas uma hora antes de cada sessão. Desde o título, a produção da companhia GEDA, com direção de Maria Waleska Van Helden, movimenta-se entre a intensidade e a tensão da identidade regional em suas diferentes instâncias.