Nesta sexta-feira (3) serão encerradas as campanhas nacionais de vacinação contra gripe e sarampo, por este motivo, haverá uma ação especial da Secretaria da Saúde de Porto Alegre, com o objetivo de incentivar a população a se imunizar contra os vírus. Entre as 9h e 16h, a unidade móvel de saúde da Capital estará estacionada no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, no Centro Histórico, onde haverá oferta de imunização contra a gripe para o público-alvo da campanha (confira abaixo).
A vacinação contra o sarampo ocorre em 123 unidades de saúde de Porto Alegre e também no Shopping João Pessoa – assim como o atendimento para imunização contra a gripe, que será realizado nos mesmos locais, de acordo com seus respectivos horários de funcionamento.
O serviço de vacinação contra a covid-19 ocorrerá normalmente. A vacinação infantil ocorre em 26 unidades de saúde, sendo nove delas com atendimento até 21h (confira a lista abaixo). Para as crianças, a imunização pode ser agendada por meio do app 156+POA para o período noturno.
Para todos que têm acima de 12 anos, o atendimento as doses de proteção contra o coronavírus estarão em 24 locais: no Shopping João Pessoa e em 23 unidades de saúde, seis delas com atendimento até 21h (confira abaixo).
Confira o serviço da vacinação:
Gripe
- Público: pessoas a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a nove anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
- Onde: Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, no Centro Histórico, entre 9h e 16h, 123 unidades de saúde e Shopping João Pessoa, de acordo com o horário de funcionamento. Os endereços e horários podem ser conferidos aqui.
- Documentação: idosos devem apresentar documento que comprove a idade; gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante; professores e demais profissionais, comprovação do vínculo de trabalho, como crachá ou contracheque. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.
Sarampo
- Público: trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até cinco anos incompletos.
- Onde: 123 unidades de saúde e Shopping João Pessoa, onde também é oferecida a vacina da gripe. Os endereços e horários podem ser conferidos aqui.
- Documentação: deve ser apresentada caderneta de vacinação.
Covid-19 para adultos e adolescentes maiores de 12 anos
- Público: pessoas com 12 anos ou mais, que precisam de primeira, segunda, terceira ou quarta dose
- Onde: Shopping João Pessoa e 23 unidades de saúde. Unidades Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza atendem até às 21h. Mais informações neste link.
- Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas ou com CoronaVac há 28 dias
- Terceira dose: pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen); gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinadas com Janssen); imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há pelo menos oito semanas (exceto vacinados com Janssen); imunocomprometidos a partir de 18 anos com a segunda dose de Janssen há pelo menos quatro meses.
- Quarta dose: imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 60 anos com a terceira dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen).
- Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Covid-19 para crianças
- Público: todas as crianças entre cinco e 11 anos que precisam de primeira ou segunda dose
- Onde: 26 unidades de saúde. Unidades Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza atendem até às 21h. Mais informações neste link.
- Segunda dose: crianças vacinadas com CoronaVac há pelo menos 28 dias ou com Pfizer há pelo menos 8 semanas
- Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização assinada.