A vacinação contra a covid-19 estará disponível para todos os públicos nesta quinta-feira (26) em Porto Alegre. Desde esta quarta-feira (25), pessoas com mais de 63 anos, que receberam a terceira aplicação há mais de quatro meses, estão liberadas para procurar a quarta dose, nova regra o que causou movimento em alguns locais de vacinação. Para todos aqueles que têm acima de 12 anos, a imunização ocorrerá em 23 locais: no Shopping João Pessoa e em 22 unidades de saúde, seis delas com atendimento até às 21h (confira abaixo).
A vacinação infantil contra a covid-19 ocorre em 26 unidades de saúde, sendo nove delas com atendimento até as 21h (confira a lista abaixo). Para as crianças, a imunização pode ser agendada por meio do app 156+POA para o período noturno. Outra opção para imunizar as crianças é ir até a unidade móvel da Secretaria da Saúde, que estará na Associação dos Moradores da Vila Dique, no bairro Anchieta, das 9h às 15h.
A Capital também oferece vacinas contra a gripe e contra o sarampo, que estarão disponíveis em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa, conforme seus respectivos horários de funcionamento.
Confira o serviço da vacinação:
Gripe
- Público: pessoas a partir de 55 anos, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a nove anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
- Onde: 123 unidades de saúde e Shopping João Pessoa, de acordo com o horário de funcionamento. Os endereços e horários podem ser conferidos aqui.
- Documentação: idosos devem apresentar documento que comprove a idade; gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante; professores e demais profissionais, comprovação do vínculo de trabalho, como crachá ou contracheque. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.
Sarampo
- Público: trabalhadores da saúde e crianças de seis meses até cinco anos incompletos.
- Onde: 123 unidades de saúde e Shopping João Pessoa, onde também é oferecida a vacina da gripe. Os endereços e horários podem ser conferidos aqui.
- Documentação: deve ser apresentada caderneta de vacinação.
Covid-19 para adultos e adolescentes maiores de 12 anos
- Público: pessoas com 12 anos ou mais, que precisam de primeira, segunda, terceira ou quarta dose
- Onde: Shopping João Pessoa e 22 unidades de saúde. Unidades Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza atendem até às 21h. Mais informações neste link.
- Segunda dose: pessoas vacinadas com Pfizer, AstraZeneca e Janssen há pelo menos oito semanas ou com CoronaVac há 28 dias
- Terceira dose: pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen); gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinadas com Janssen); imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há pelo menos oito semanas (exceto vacinados com Janssen); imunocomprometidos a partir de 18 anos com a segunda dose de Janssen há pelo menos quatro meses.
- Quarta dose: imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 63 anos com a terceira dose há pelo menos quatro meses (exceto vacinados com Janssen).
- Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Covid-19 para crianças
- Público: todas as crianças a partir de cinco anos que precisam de primeira ou segunda dose
- Onde: 26 unidades de saúde. Unidades Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza atendem até às 21h. Mais informações neste link. Haverá atendimento também na unidade móvel, que estará na Associação dos Moradores da Vila Dique, no bairro Anchieta, das 9h às 15h.
- Segunda dose: crianças vacinadas com CoronaVac há pelo menos 28 dias ou com Pfizer há pelo menos 8 semanas
- Documentação: documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal da criança. Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação ou a pessoa que estiver acompanhando a criança no momento da vacinação deve apresentar autorização assinada.