A vacinação contra covid-19 está ocorrendo nesta segunda-feira (28) em cinco unidades de saúde de Porto Alegre, até as 17h. Crianças podem se imunizar nos postos Santa Marta, Morro Santana e Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, no bairro Restinga. Já o público acima de 12 anos pode procurar as unidades Glória e Navegantes. Os locais também recebem pacientes que precisam de atendimento clínico e odontológico, incluindo sintomáticos de coronavírus. O funcionamento será mantido na terça-feira (1º).
Perto das 8h desta segunda-feira, a atendente de cafeteria Andressa Guimarães, 28 anos, aguardava para vacinar o filho, Bruno Guimarães, nove anos, na unidade de saúde Santa Marta, no centro da Capital.
— Aproveitei a folga no trabalho e trouxe ele.
A espera foi pequena por conta do pouco movimento. Na unidade Morro Santana, mais crianças também estavam recebendo a primeira dose e não precisavam aguardar muito tempo. Em clima de carnaval, a pequena Camile Dias, oito anos, tomou a vacina e fez pose com os cabelos coloridos e tiara de unicórnio. Logo após o pequeno chorinho provocado pela agulha, exibiu sorridente o seu "certificado de coragem" entregue pela enfermeira. Depois foi a vez do irmão, Victor Dias, seis anos, que recebeu a dose e contava aos pais Robson da Luz Dias e Keyte Aline de Medeiros da Silva que não havia chorado.
Para a primeira dose da vacinação infantil, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Também é necessário que os pais acompanhem ou mandem uma autorização assinada. Na segunda dose, é preciso levar a carteirinha de vacinação.
Para os adultos, estão sendo aplicadas a primeira, segunda, terceira e quarta dose, com exceção do reforço da Janssen. É necessário apresentar documento de identidade com CPF.
Na unidade de saúde Glória, três pessoas aguardavam para se vacinar perto das 8h40min. A enfermeira Micheli Prates Carvalho comentou que o movimento estava calmo, inclusive na tenda para sintomáticos. No entanto, a profissional salientou que as equipes estão se preparando para um possível aumento na procura nos próximos dias.
—Acho que vai crescer o movimento de novo após o Carnaval — projeta.
Quem pode tomar as doses de reforço
* Segunda dose: disponível para vacinados com Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech para pessoas com intervalo de oito semanas. A segunda dose de Coronavac/Butantan será oferecida a vacinados com o imunizante há 28 dias (exceto na US Navegantes). Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.
* Dose de reforço da Pfizer: disponível para pessoas com 18 anos ou mais vacinadas com a segunda dose de qualquer imunizante há quatro meses e imunocomprometidos com a segunda dose há 28 dias.
* Quarta dose: disponível para todos os imunocomprometidos acima de 18 anos vacinados com a terceira dose há quatro meses. Para receber a terceira ou quarta dose, imunocomprometidos devem apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
Segunda e terça-feira:
Crianças
- Horário: 8h às 17h
- Locais: Santa Marta, Morro Santana e José Mauro Ceratti Lopes
- Primeira dose Pfizer e Coronavac
- Segunda dose Coronavac
Adultos e adolescentes
- Horário: 8h às 17h
- Locais: Glória (exceto aplicação de Janssen) e US Navegantes (exceto aplicação de Janssen e Coronavac).
- Primeira dose
- Segunda dose AstraZeneca e Pfizer
- Segunda dose Coronavac (somente no Glória)
- Terceira e quarta dose (pessoas com 18 anos ou mais)