Após seis meses, Santa Maria registrou mais de cinco óbitos por covid-19 em um único boletim epidemiológico. Na quinta-feira (27), a prefeitura confirmou seis mortes em decorrência da doença no município. Desde 7 de julho do ano passado, quando também foram seis óbitos, não havia tantas confirmações em apenas um dia, embora as mortes tenham ocorrido em datas espaçadas.
Os óbitos ocorreram entre 7 de dezembro de 2021 e a última terça-feira (25). Sem contar a morte do ano passado, neste ano, dez pessoas já perderam a vida para a covid no município. Desde o início da pandemia, Santa Maria soma 846 mortes relacionadas ao coronavírus.
Das seis vítimas, cinco são idosos com idades de 72, 74, 75, 88 e 93 anos. Uma criança de sete anos também perdeu a luta para a doença. Todos tinham algum tipo de comorbidade. A criança tinha Síndrome de Down e doença cardiovascular. Ela teve o diagnóstico positivo para covid no último dia 23, foi internada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), mas acabou morrendo no mesmo dia. Não foi especificado se era menino ou menina.
Além disso, outro fator que preocupa é o aumento nas internações por covid-19. Nesta sexta-feira (28), são 84 pessoas hospitalizadas pela doença, sendo 25 em UTI e 59 em leitos clínicos. No início deste mês, eram 13 ao total, com quatro pessoas em leitos intensivos e nove em leitos clínicos. Um aumento de 546% dentro do mesmo mês.