A partir desta sexta-feira (12), profissionais que trabalham no apoio à área da saúde podem receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em Porto Alegre. Estão contemplados todos aqueles que receberam a segunda dose até 12 de maio e prestam serviços em locais de saúde, como hospitais, clínicas, unidades de saúde, laboratórios, farmácias e consultórios.
Podem se vacinar recepcionistas, seguranças, motoristas de ambulância, trabalhadores da limpeza, cozinha e transporte de medicamentos e amostras biológicas, assim como também gestores e administradores.
Para receber a dose de reforço, o profissional precisa apresentar comprovante de vínculo empregatício, cópia impressa ou digital, além do documento de identidade e carteirinha de vacinação com as duas doses.
Além desse público, a dose de reforço segue sendo administrada em pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com a segunda dose até 12 de maio e imunossuprimidos de todas as idades com esquema vacinal completo até 15 de outubro.
Para tanto, os idosos precisam apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses. Já os profissionais de saúde devem levar também comprovante do registro no Conselho de Classe. No caso dos imunossuprimidos, é necessário apresentar comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
De acordo com o Vacinômetro, painel de monitoramento da prefeitura, mais de 160 mil pessoas já receberam a dose de reforço na Capital.