A faixa etária da vacinação contra a covid-19 foi ampliada para o público com 17 anos sem comorbidades nas cidades da Região Metropolitana. Confira os locais e os imunizantes disponíveis para aplicação nesta quarta-feira (15):
Alvorada
Nascidos até 30 de abril de 2004 serão vacinados. Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades também podem ser vacinados. Será aplicada a dose de reforço para idosos com 85 anos ou mais (com a segunda dose feita até 15 de março de 2021). O atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Ginásio Municipal.
Também ocorrerá a antecipação das vacinas AstraZeneca e Pfizer para todos que deveriam tomar a dose dois até 25 de setembro. A CoronaVac é aplicada conforme a data da carteirinha de vacinação.
Cachoeirinha
Foi liberada a vacinação para adolescentes de 17 anos sem comorbidades nas unidades José Ari, Carlos Wilkens e Centro do Idoso. Pessoas desta faixa etária não precisam ir acompanhadas dos responsáveis até à Unidade de Saúde para receber a aplicação do imunizante. Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, com deficiências, grávidas e puérperas também serão atendidos nas mesmas unidades.
O público com mais de 18 anos será vacinado nas unidades Décio e Ildo Caçapava. ️ José Ari, Carlos Wilkens e Centro do Idoso.
A segunda dose da Pfizer será aplicada nas unidades José Ari, ESF Carlos Wilkens e Centro do Idoso. Já a AstraZeneca será aplicada nas unidades Ildo Caçapava, Décio, Jardim Betânia e José Ramos. A CoronaVac nas unidades Décio e Ildo Caçapava. O atendimento em todas será 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.
Canoas
A vacinação será ampliada para adolescentes de 17 anos ou mais sem comorbidades. A aplicação da primeira dose acontece nos 27 postos de saúde, das 8h às 17h, com distribuição de senhas até as 16h45min.
Na Sala de Imunização do Hospital Universitário de Canoas (HU), segue a aplicação de primeiras doses para para adolescentes com comorbidades, entre 12 e 17 anos, gestantes e puérperas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Também está disponível no local a segunda dose da Pfizer para gestantes e puérperas que fizeram a primeira dose da AstraZeneca.
Eldorado do Sul
A primeira dose da vacina estará disponível para jovens com 17 anos ou mais. Também serão ofertadas as segundas doses da CoronaVac e Pfizer. No Centro, em frente ao Pronto-Atendimento 24 Horas, o atendimento será das 17h às 20h. No Parque Eldorado, em frente a UBS Nelson Marchezan, será das 16h às 19h.
Esteio
A imunização já está liberada para adolescentes acima dos 17 anos na sede da Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Padre Claret, 666) mediante a agendamento. Para agendar, acesse o site www.esteio.rs.gov.br/vacina. No momento, há horários disponíveis para quarta-feira, das 18h às 18h45min.
A vacinação segue liberada para gestantes, lactantes e puérperas de qualquer idade e também para moradores de Esteio acima dos 18 anos que ainda não tenham sido vacinados. Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá utilizar o telefone 3433-8400 (Ramal 1), das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para quem já está no período de receber a segunda dose, a aplicação é feita também na SMS. A recomendação é ir no mesmo horário da primeira dose, levando a carteirinha de vacinação e documento de identificação.
Gravataí
A aplicação da primeira dose estará disponível para o público com 17 anos ou mais, em 28 unidades de saúde. Os locais e horários de atendimento estão no Facebook da prefeitura.
A segunda dose da vacina AstraZeneca estará disponível para quem foi vacinado até 7 de julho. A segunda dose da vacina Pfizer estará disponível para gestantes que fizeram a primeira dose da AstraZeneca. Também será aplicada no público que recebeu a primeira dose até 3 de julho. Já a segunda dose da CoronaVac será aplicada conforme a marcação da data na carteira.
Guaíba
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tem agendado até o dia 15 de setembro. A aplicação ocorre no Ginásio Coelhão, das 8h às 14h. As antecipações estão suspensas.
Sapucaia do Sul
A vacinação de adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades ocorrerá nas unidades São José, Carioca, Capão da Cruz Terra Nova e Greiss. A primeira dose segue disponível para pessoas com 18 anos ou mais, na unidade Centro.
A dose reforço será aplicada nas unidades João de Barro, Primor e Oswaldo Cruz em idosos com 70 anos ou mais, imunossuprimidos graves e pessoas com viagens internacionais/cirurgias agendadas. Além da aplicação em asilos.
A segunda dose da Pfizer será aplicada nas unidades Vargas, Fortuna e Natal para usuários que receberam a primeira até o dia 16 de julho. A segunda dose da CoronaVac será aplicada na unidade Jardim América em vacinados com a primeira dose até 30 de agosto.
São Leopoldo
O município volta a vacinar jovens a partir dos 17 anos, com ou sem doenças prévias. O Ginásio Celso Morbach e o Centro de Eventos terão expediente das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h. A aplicação descentralizada ocorrerá na Unidade Básica de Saúde Cohab Duque, na Rua José de Andrade, 160.
Nos três locais também serão aplicadas as segundas doses do imunizante para a conclusão do esquema vacinal. A Pfizer, para quem realizou a primeira até o dia 6 de julho, a Coronavac/Butantan para quem completou 28 dias de intervalo da primeira dose, e AstraZeneca/Fiocruz para quem recebeu a primeira dose até 2 de julho.
A Unidade Móvel de Vacinação estará na Rua Alexandrina Rubio Roso, em frente Associação de Moradores, das 8h30min às 11h30min, e na praça da Rua Arnaldo Zimermann, Vila Nova, das 13h30min às 16h30min.
Viamão
A vacinação será para todas pessoas com 17 anos ou mais, moradoras de Viamão, além dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Também será ofertada a dose reforço para o público com 85 anos ou mais (é necessário ter feito a segunda dose há mais de seis meses).
Quem tomou AstraZeneca e Pfizer até 5 de julho, já pode receber a segunda dose. Em relação à CoronaVac, segue a data de aplicação indicada na carteira de vacinação.
O atendimento é nas 18 unidades de saúde da cidade. A US Centro está fechada para reformas.