Após a distribuição das doses recebidas na última quinta-feira, a Serra aguarda a chegada de um novo lote à região para dar prosseguimento a campanha de imunização. De acordo com a titular da 5ª CRS, Claudia Daniel, o novo lote vai chegar na terça-feira (3). Entretanto, ainda é desconhecida a quantidade de doses que será destinada aos 49 municípios abrangidos pela coordenadoria.
Assim como ocorreu na semana passada, a chegada dessas novas doses é essencial para a continuidade do programa de imunização, pois muitos municípios dependem delas para dar ampliar a faixa etária atingida com a primeira dose.
Diversos municípios aplicaram as doses de semana passada entre sexta e sábado, enquanto outros, como Caxias do Sul, Canela e Vacaria fazem a imunização nesta semana e aguardam o novo lote.
Caxias vacina nesta segunda-feira (2) pessoas de 33 anos ou mais em todas as UBSs e UBVs, exceto a UBS São Vicente. Para se imunizar basta levar documento com foto, CPF e Cartão SUS, se possível, até às 20h nas UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário. Nas demais UBSs e UBVs é até às 15h30. Além disso, quem fez a primeira dose de AstraZeneca/ Oxford até o dia 24 de maio recebe a antecipação da segunda dose, nos mesmos locais e horários.
Por sua vez, Canela está aplicando nesta segunda-feira (2) a primeira dose para pessoas com 32 anos ou mais no Centro de Feiras até 16h30min. De acordo com a prefeitura, o calendário deve avançar nesta terça-feira se houver doses disponíveis no final do dia.
Outro município que programou a aplicação é Vacaria. Estão sendo vacinadas as pessoas de 30 anos ou mais que realizaram o agendamento na última semana. Segundo informações da prefeitura, o município aguarda a informação de quantas doses serão enviadas, pois ainda há diversas pessoas na faixa dos trinta anos que não puderam ser imunizadas ainda.
Cidades como Farroupilha, Flores da Cunha e Bento Gonçalves aguardam o novo lote para definir o cronograma. As novas doses chegaram sábado (31) ao Rio Grande Sul e o rateio e distribuição foi definido na manhã desta segunda-feira. O Estado recebeu 303.540 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 166.140 da Pfizer e 137.400 de Coronavac. Esse montante deve ser distribuído entre as coordenadorias.
A partir dessa remessa, a Secretaria da Saúde (SES) pretende corrigir as distorções entre estimativas populacionais e aplicação real das doses nos municípios, pois muitas vezes as estimativas não correspondem a população efetiva da cidade. Segundo informações da SES, serão necessárias cerca de 200 mil doses, divididas entre 257 municípios gaúchos, para solucionar as distorções.