O pagamento da segunda fase do auxílio emergencial gaúcho começa na sexta-feira (9). A lista dos beneficiários que tiveram o pagamento deferido foi publicada no início da semana no Diário Oficial do Estado. Mais de 6 mil cadastrados tem direito ao benefício e receberão uma parcela única de R$ 2 mil. A lista da segunda fase abrange empresas dos setores de hospedagem, eventos e alimentação.
As empresas que tiveram o cadastro indeferido têm até sábado (10) para ingressar com recurso enviando formulário (disponível do site do auxílio emergencial) para o e-mail auxilioemergencial@setur.rs.gov.br. A Secretaria Estadual de Turismo tem uma comissão julgadora para avaliar os casos.
Segundo a pasta, entre as principais causas de indeferimento está a falta de Inscrição Estadual e também a inscrição de empresas com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) principal não previsto na lei que concede o benefício.
A primeira fase do auxílio emergencial gaúcho abrangeu mulheres chefes de família, que receberam R$ 800. Ainda serão contemplados microempreendedores Individuais (MEI) dos setores ligados ao turismo e uma parcela de desempregados. O governo do Estado ainda não anunciou datas para inscrição desses grupos.