As mais de 350 mil doses de vacinas contra a covid-19 recebidas nesta quarta-feira (30) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) serão utilizadas para ampliar a vacinação no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que definiu que as duas remessas serão destinadas para a primeira dose.
As 62 mil unidades do imunizante da Pfizer e as 290,7 mil de Oxford/AstraZeneca vão ser distribuídas às coordenadorias regionais de saúde (CRS) a partir de quinta-feira (1º), confirmou a pasta. A quantidade enviada para cada município não foi divulgada.
Por via aérea, com auxílio de um helicóptero da Polícia Civil, serão entregues, na tarde da quinta, em Santa Maria, as doses da 4ª CRS. As demais serão distribuídas por via terrestre.
De acordo com painel de monitoramento mantido pelo governo do Estado, o RS já recebeu mais de 8,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Mais de 4,6 milhões de pessoas receberam a primeira dose e 1,8 milhão, a segunda. Outras 50 mil receberam a vacina da Janssen, de dose única. Ainda não há previsão de data para a chegada de novos lotes ao Estado.