A Divisão Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado garante a distribuição proporcional entre os municípios gaúchos do primeiro lote de vacina da Janssen, que tem o benefício de ser em dose única. A carga deve chegar ao Rio Grande do Sul na terça-feira (15).
A diretora da divisão, Tani Ranieri, afirmou nesta sexta-feira (11) que as equipes estão em treinamento para distribuir e aplicar as doses dentro do prazo de validade, que termina no dia 27 deste mês.
— A vacina será distribuída para os 497 municípios gaúchos, uma divisão equânime. E será usada nos grupos que foram pactuados na última reunião — afirma ela.
A vacina da Janssen tem eficácia de 85% para casos graves da doença e está liberada para uso emergencial no Brasil. A tecnologia usada para a fabricação do imunizante é vetor viral com adenovírus humano recombinante.
Na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) à qual se refere Tani foi discutido o uso, além da remessa da Janssen, das remessas mais recentes da Pfizer — 146.250 doses recebidas em 8 de março — e da AstraZeneca — 219.500 doses que chegaram nesta quarta-feira (9). As doses não têm ainda data de distribuição definida, uma vez que o Ministério da Saúde ainda não confirmou o voo em que chegarão ao Estado.
Elas serão utilizadas para iniciar a vacinação da população geral, contemplando 100% das pessoas com 59 e 58 anos; atender 37% do grupo de trabalhadores das Forças Armadas; e ainda serão distribuídas vacinas para completar 100% a primeira dose dos seguintes públicos:
• pessoas com deficiência permanente
• pessoas em situação de rua
• população privada de liberdade
• funcionários do sistema prisional
• trabalhadores da educação