O município de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, lançou nesta terça-feira (8) seu próprio auxílio emergencial. Segundo a prefeitura, o programa deve incluir 2.575 famílias, que receberão três parcelas de R$ 120.
O benefício será concedido por meio de cartão magnético, que começou a ser disponibilizado nesta terça. O auxílio será condicionado à compra de alimentos, materiais de higiene e demais itens de primeira necessidade, sendo vedada a aquisição de cigarros e bebidas alcoólicas.
O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, afirma que a bandeira do cartão já é aceita em diversos estabelecimentos comerciais da cidade, e que o valor estará disponível no cartão a partir do dia 17 de junho.
— A bandeira é a mesma na qual os servidores de Guaíba recebem o seu vale-alimentação. Ela já possui convênio com a maioria dos estabelecimentos da cidade. Foi uma economia que fizemos para que pudéssemos proporcionar isso para as famílias mais carentes de Guaíba — conta o prefeito.
As famílias selecionadas são aquelas que estão com a inscrição atualizada no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), em situação de extrema pobreza. Os cartões serão distribuídos em 33 pontos da cidade.
Ao menos três cidades da Região Metropolitana já criaram auxílios emergenciais próprios. Canoas e Esteio iniciaram projeto em 2021, enquanto Porto Alegre distribuiu renda em 2020, com validade de uso do recurso até julho deste ano.