A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira (15) o segundo dia de testagem de coronavírus no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Dos 558 passageiros de voos domésticos e internacionais que fizeram exame, seis (1,07%) tiveram resultado positivo, quatro na segunda-feira (14), dois nesta terça. Um deles, inclusive, necessitou de transferência para atendimento de emergência.
Quem testa positivo, precisa assinar um termo, antes de deixar o aeroporto, se comprometendo a fazer quarentena. No dia seguinte, equipes da SMS se deslocam até o local onde pessoa está para realizar o teste confirmatório RT-PCR. Se o resultado for negativo, estará liberado da quarentena. Se positivo, continuará comprometido a ficar em isolamento. O material coletado nesse exame será analisado para identificar o tipo de variante (genotipagem).
A ação de controle sanitário está sendo realizada pela prefeitura com objetivo de identificar já no aeroporto pessoas que possam ter tido contato com novas cepas do coronavírus. O foco principal para testagem são os passageiros que estiveram no Exterior há 14 dias e aqueles provenientes do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A SMS pretende manter esse controle sanitário no aeroporto por 14 dias consecutivos, até 27 de junho.
Para selecionar quem passará pelo controle sanitário, a Vigilância em Saúde da Capital desenvolveu um formulário online que deve ser preenchido por passageiros de voos com destino à Capital. São solicitados dados pessoais, endereço da estadia, cidade e país de origem da viagem e itinerário nos últimos 14 dias. O formulário está sendo divulgado nas áreas de embarque dos aeroportos e ajuda a SMS a identificar pessoas de risco que deverão ser testadas em solo gaúcho.