Municípios da Região Metropolitana e do Vale do Sinos confirmaram que irão retomar nesta terça-feira (11) a aplicação da segunda dose de CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, com a chegada de um novo lote do produto. A orientação do Ministério da Saúde é que a população realize a segunda dose mesmo fora do prazo recomendado pelo laboratório.
Abaixo, veja como a imunização irá funcionar em cada município:
Em Porto Alegre, a aplicação será feita de forma escalonada, por grupos de idade. O objetivo é completar o esquema vacinal de quem recebeu a primeira dose e está com a segunda em atraso. Nesta terça-feira (11), a vacinação de reforço começará a ser feita em pessoas com 75 anos ou mais. Serão 12 unidades de saúde aplicando a CoronaVac, além da tenda do estacionamento externo do Bourbon Country. A expectativa da prefeitura é de conseguir ampliar a faixa etária para 73 anos ou mais na quarta-feira (12).
Em Canoas, a aplicação será retomada na terça para as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 30 de março. A vacinação estará disponível em oito locais, a partir das 8h, enquanto durarem as vacinas. Os locais podem ser conferidos neste link. Quem não conseguir receber a segunda dose nesta terça, será contemplado quando novos lotes do imunizante chegarem.
Em Novo Hamburgo, as vacinas serão aplicadas em quem está com atraso de mais de 28 dias e recebeu a primeira dose em unidades de saúde. Os próprios postos farão o contato e o agendamento com as pessoas a serem vacinadas. É necessário aguardar esse contato para se deslocar até o posto.
A prefeitura de Viamão irá vacinar na terça as pessoas de 71 anos ou mais. Durante a semana, a prefeitura prevê reduzir a faixa etária em um ano por dia. O horário de aplicação é das 8h às 17h nas unidades de saúde Centro, Vila Elsa, Águas Claras, Itapuã, Esmeralda, São Lucas, São Tomé, Santa Isabel e Augusta Meneghini.
Em São Leopoldo, as pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac até 31 março poderão receber a segunda. O ponto de vacinação é o Instituto Estadual Professor Pedro Schneider, com entrada pela Rua São Caetano, no Centro. O horário de funcionamento é das 9h às 16h.
Alvorada vai aplicar a segunda dose somente nas pessoas que deveriam ter recebido a aplicação em 29 de abril. O posto de vacinação é o Ginásio Municipal Tancredo Neves, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3.290. O horário de funcionamento será das 8h às 19h.
Em Gravataí, a segunda dose será aplicada em quem fez a primeira até 27 de março. Os postos de aplicação só serão divulgados na terça de manhã, de acordo com a prefeitura, para evitar filas durante a madrugada.
A prefeitura de Esteio informou que as aplicações serão feitas apenas na quarta-feira (12) e que ainda não há mais detalhes sobre quem poderá receber a segunda dose.
Em Sapucaia do Sul, a prefeitura definiu que durante a terça serão feitos os agendamentos. A aplicação começará apenas na quarta, para quem recebeu a primeira dose até 20 de março.
Em Cachoeirinha, as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 23 de abril poderão ser vacinadas nesta terça. Os locais para receber o imunizante são: ESF Carlos Wilkens, ESF Jardim Betania, ESF Jose Ari, ESF Jose Ramos, UBS Nova Cachoeirinha, UBS Decio e Centro de Saúde do Idoso.
GZH também entrou em contato com a prefeitura de Eldorado do Sul mas não obteve retorno até o fechamento deste texto.
*Colaborou: Rochane Carvalho