Uma nova orientação do Ministério da Saúde fez com que Secretaria Estadual da Saúde (SES) mudasse os planos e cancelasse a distribuição da remessa de vacinas Oxford/AstraZeneca prevista para esta sexta-feira (7). Com a determinação, todo o lote que chegou na quinta (6) ao Estado será reservado para a segunda dose daqueles que já receberam o imunizante de remessas anteriores.
Assim, as 243,4 mil doses ficarão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital, até o momento oportuno para a distribuição, que ocorrerá de acordo com Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), quando estiver perto do vencimento do período entre doses das pessoas que receberam os imunizantes distribuídos em 25 de fevereiro, em 22 e em 26 de março.
— Quando chegar próximo ao vencimento, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% das D2 dessas três remessas — garantiu.
Para atender esses três lotes, serão necessárias 233,8 mil doses. A diferença, de 9.450 doses, será mantida na Ceadi. Antes dessa nova recomendação, a SES havia pactuado com os municípios que esse carregamento serviria para avançar na imunização de indivíduos com comorbidades.