A aplicação da segunda dose da CoronaVac em pessoas a partir de 72 anos teve baixa procura em Porto Alegre na manhã desta quarta-feira (12). São 12 unidades de saúde e uma tenda localizada no estacionamento do Bourbon Country atendendo o público que está com a imunização em atraso, acima de 28 dias.
Nas primeiras duas horas de funcionamento, cerca de 30 pessoas procuraram a tenda. De acordo com a enfermeira Bárbara Lima, gerente distrital de saúde e responsável pelo local, há doses disponíveis da CoronaVac:
— A procura está bem baixa. As pessoas a partir dos 72 anos precisam ir até os locais de vacinação para fazer a segunda dose e, assim, completar o esquema da vacina. É importante reforçar e alertar a população sobre a importância de fazer o ciclo completo de imunização.
No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, uma pequena fila se formou do lado de fora. O tempo de espera pela segunda dose era de cerca de 10 minutos. Houve formação de uma longa fila de pessoas em busca pela vacina da gripe (H1N1). A aplicação desse imunizante está ocorrendo no salão de um igreja que fica do outro lado da rua do posto.
A procura pela vacina da gripe também foi grande no Centro de Saúde IAPI, na Zona Norte. A aposentada Lucia Klumck, 68 anos, aproveitou a ida ao posto para uma consulta de rotina e realizou a aplicação da vacina.
— Já fiz a primeira dose da vacina da covid-19. Agora, estou esperando pela segunda. Nesse meio tempo, deu para encaixar a da H1N1 — contou a moradora da zona sul da Capital.
Comorbidades
A vacinação da primeira dose contra a covid-19 para pessoas com comorbidades com idade a partir de 35 anos começou nesta quarta-feira (12) em Porto Alegre. As doses estão sendo aplicadas em 33 unidades de saúde, na tenda do Bourbon Country, no drive-thru da PUCRS e em 21 farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A advogada Mariana Martins, 37 anos, faz parte desse grupo. Ela deixou o Centro de Saúde IAPI emocionada:
— Eu tenho cardiopatia e essa vacina é uma esperança para mim e toda minha família. Minha avó tem problemas pulmonares e esse primeiro passo também é para proteger ela.
As unidades de saúde estarão atendendo das 8h às 17h, as farmácias, das 9h às 17h — exceto a Panvel do Iguatemi, que abre às 10h —, a tenda do estacionamento do Bourbon Country estará aberta das 9h às 17h e o drive-thru também irá funcionar das 9h às 17h.
Para se vacinar, é necessário apresentar comprovante de residência em Porto Alegre e documento de identidade com foto. Pessoas com comorbidades devem apresentar ainda original e cópia de um dos seguintes documentos: laudo médico, atestado, prescrição de medicamento ou exame. As gestantes podem levar também a carteirinha de acompanhamento do pré-natal.
Podem se vacinar
- Diabetes
- Pneumopatias crônicas graves (ex.: asma)
- Hipertensão arterial
- Doenças cardiovasculares (ex.: insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, síndromes coronarianas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, dispositivos cardíacos implantados)
- Doença cerebrovascular (ex.: AVC)
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (ex.: transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos)
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Cirrose Hepática